À primeira vista, a gestão descentralizada pode ser enxergada como um desafio grande. Mas, se bem implementada, ela pode trazer resultados efetivos. Afinal, diante do contexto digital e das startups, um modelo embasado pela premissa de extrair o melhor das equipes e empoderá-las no trabalho é vantajosa.
É importante explicar que a gestão de pessoas não envolve ou, pelo menos, não deveria envolver aquilo que as pessoas intitulam de “administração de trivialidades”, envolvendo apenas tarefas burocráticas e estratégicas.
Durante muito tempo, a centralização da gestão de pessoas esteve ligada ao departamento de Recursos Humanos (RH), tendo sob responsabilidade os gestores e os analistas de forma exclusiva.
Contudo, a gestão descentralizada a cada dia que passa está ficando mais frequente e muitas empresas tem apostado nela.
Quer saber o porquê? Siga a leitura e confira todas as informações.
A gestão descentralizada foi criada com o objetivo de evitar o enfraquecimento da cultura da empresa motivada pela ausência de ações estratégias e pela falta de treinamento dos profissionais.
O propósito da gestão descentralizada, vinculada à estratégia de empowerment, é acelerar a tomada de decisões e a velocidade dos processos na organização. Consiste em empoderar os funcionários para que sejam capaz de assumir uma postura proativa e resolutiva.
De modo geral, a gestão descentralizada também ajuda a manter a motivação da equipe em alta. Com isso, evita problemas de nível operacional e ajuda a conservar a produtividade elevada do negócio.
A gestão descentralizada veio para mostrar que a tarefa de gerir pessoas não é só responsabilidade do RH, mas dos líderes da área e também dos colaboradores.
Nesse processo, os líderes têm papel fundamental em todo o processo, pois estão sempre próximos dos profissionais e eles entendem a forma como cada um atua em diferentes projetos.
A essência do RH é olhar a gestão de pessoas por um viés estratégico.
Com uma postura ativa por parte de cada um dos colaboradores, o trabalho dos gestores fica mais fácil, pois vão poder comunicar de forma clara as suas necessidades e interesses para detalhar de forma prática sua jornada de trabalho de uma maneira clara.
Em conjunto, as tomadas de decisão são realizadas levando em consideração a visão estratégica apresentada pelo RH aliada às informações que os líderes detêm sobre o cotidiano dos trabalhadores.
Assim, a partir de uma excelente estratégia conjunta entre diferentes setores, a gestão descentralizada potencializa resultados.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar este conteúdo no WhatsApp, LinkedIn e demais redes sociais!