Capacitar os colaboradores é extremamente importante em qualquer área de atuação. Uma equipe capacitada representa uma empresa mais saudável e lucrativa.
Você pode contratar os melhores profissionais, mas todos precisarão de atualizações ao longo do tempo, pois os conhecimentos e recursos evoluem constantemente. Por isso, a importância da capacitação contínua.
No entanto, não é fácil implantar na empresa uma metodologia de treinamento. Afinal, existem diferentes métodos para se treinar os funcionários. Como escolher o mais adequado?
Saber como elaborar um programa de treinamento é fundamental para planejar e implementar na empresa capacitações adequadas e eficazes. Contudo, com alguns passos e planejamento, você conseguirá implementar uma metodologia eficiente.
Quer saber mais sobre metodologia de treinamento? Continue a leitura desse artigo e entenda como implementá-la na sua empresa.
Metodologia de treinamento nada mais é do que o passo a passo a ser seguido desde o planejamento, execução, até a avaliação de uma capacitação.
Um treinamento deve seguir 5 etapas: análise de necessidades, concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação.
Em primeiro lugar, um treinamento surge de uma necessidade de uma pessoa ou equipe. Assim, deve-se analisar quais são as maiores necessidades e dificuldades do time para que o treinamento seja construído baseado nisso.
Em seguida, há a concepção e o desenvolvimento do treinamento. Quem será o instrutor? Ocorrerá dentro ou fora da empresa? Quais pontos serão abordados? Qual o material será utilizado?
Há inúmeros formatos de treinamentos: palestras, oficinas, reunião técnica, workshop, aulas expositivas, entre outros.
O formato mais adequado deverá ser pensado conforme o objetivo de cada programa de treinamento.
Vamos ver o passo a passo para implementar uma metodologia de treinamento.
Como citamos acima, a primeira etapa para se pensar em uma metodologia de treinamento é o planejamento.
Para tanto, é necessário, primeiramente, a análise de necessidades. É preciso fazer um levantamento das habilidades e conhecimentos que estão faltando para que a empresa atinja os resultados esperados. Faça uma avaliação profunda das necessidades dos colaboradores e da empresa.
O segundo passo será a concepção, ou seja, desenhar um programa de treinamento. Deve-se avaliar quem precisa ser treinado, qual será o formato, os conteúdos, o instrutor e os objetivos da capacitação.
A terceira etapa é o desenvolvimento, que significa colocar em prática tudo o que foi planejado para que a capacitação aconteça. E, então, implementá-la.
Para implementar um treinamento, deve-se escolher uma metodologia e ela deve ter a ver com o objetivo da capacitação.
Por fim, faz-se a avaliação do treinamento. Nesse caso, deve-se medir a satisfação dos colaboradores, os indicadores de desempenho, a relação custo-benefício e o mapeamento de competências.
Como vimos, é possível implementar na empresa uma metodologia de treinamento eficaz, basta definir os objetivos e estratégias que deverão ser adotadas. Uma metodologia de treinamento bem aplicada pode levar a empresa a ações mais assertivas e bem-sucedidas.