Turnover: o que é e como controlar sua taxa na empresa

Turnover: o que é e como controlar sua taxa na empresa

Quais são as áreas empregatícias que pagam salário mínimo federal?
27 de maio de 2019
O que faz um diretor de recursos humanos?
31 de maio de 2019

Turnover: o que é e como controlar sua taxa na empresa

Uma empresa que possui uma taxa elevada de turnover não é bem vista pelo mercado e ainda amarga sérios prejuízos. Mas você sabe por quais motivos isso acontece?

Vamos entender melhor o que significa turnover e como é possível controlar sua taxa na empresa. Siga a leitura e saiba mais!

O que é turnover e o que causa para a empresa?


Turnover é o termo em inglês que aponta o índice de rotatividade de empregados em uma empresa.

Um turnover elevado pode refletir uma má gestão dos recursos humanos, trazendo, por isso, prejuízos para a empresa.

O custo do turnover é elevado, pois demitir e contratar empregados com frequência é oneroso. Mas não é apenas isto, há mais efeitos dessa alta rotatividade.

Um deles é o clima organizacional, que pode ser prejudicado uma vez que os empregados percebem que há colegas sendo demitidos com frequência ou pedindo demissão. Isso pode fazer com que se sintam inseguros e afetar a própria credibilidade da empresa.

Outros efeitos do turnover que podem ser citados:

  • Descontinuidade de padrões e qualidade do serviço;
  • Perda de know how;
  • Prejuízo nas tarefas como atendimento a clientes;
  • Elevado custo do treinamento dos novos empregados;
  • Desgaste entre os trabalhadores que permanecem na empresa;
  • Conflitos na comunicação;

Saiba como controlar sua taxa de turnover na empresa

Se o turnover foi detectado na sua empresa, a primeira ação a tomar é descobrir quais são as causas que levam à rotatividade.

É importante saber o que as pessoas, em geral, buscam em uma empresa, além de salários e benefícios. Pode ser um local agradável e, principalmente, no qual possam se desenvolver profissionalmente.

Assim, para controlar a taxa de turnover, você precisa oferecer o que os trabalhadores buscam.

Confira algumas dicas para controlar a taxa na sua empresa:

1- Plano de carreira: oferecer um plano de carreira para os funcionários ajuda a mantê-los motivados, pois assim, eles têm perspectivas de crescimento dentro da empresa. Mas atenção, não deve ser apenas um documento de cargos e salários. É preciso ter claro onde e como os empregados podem chegar, com avaliações de desempenho para que cada um compreenda o caminho que precisa trilhar.

2- Comunicação: a comunicação interna deve ser uma preocupação constante dos gestores. Comunicar com ética e transparência é fundamental, lembrando também que esta deve ser uma via de mão dupla, ou seja, que o empregado tenha liberdade para expressar suas opiniões tanto em relação ao trabalho, quanto a algum outro problema da empresa..

3- Clima organizacional: intimamente ligado à comunicação, o clima organizacional é primordial para evitar o turnover. Faça pesquisas constantes com os colaboradores para avaliar e melhorar o clima. Você diminuirá conflitos e contribuirá para o bem-estar dos colaboradores.

4- Contratação: avalie o seu processo de recrutamento e seleção, observe sempre as habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos de acordo com o exigido para o cargo. Assim, você estará dando o primeiro passo para construir um time sólido, que levará a empresa a alcançar os seus objetivos.

5- Faça entrevista de saída: isso pode ser feito pelo RH e ajuda muito a entender o motivo que o empregado deixa a empresa. Tabulando os resultados dessa pesquisa, a empresa terá uma base melhor para saber que ações deve tomar para redução do turnover.