Entenda Como Funciona o Processo de Admissão Digital

Entenda como funciona o processo de admissão digital

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Entenda como funciona o processo de admissão digital

Imagem de uma mulher com uma prancheta na mão e um tablet na outra para simbolizar admissão digital

A exemplo da otimização de diversos processos do setor de RH, a admissão digital se tornou parte do dia a dia de algumas empresas.

Com o uso crescente de tecnologias cada vez mais ágeis e eficientes, diversos procedimentos podem se tornar mais simples, trazendo mais praticidade tanto para a empresa quanto para o colaborador. Um exemplo disso é a entrevista virtual.

No setor de RH, a automatização de processos pode contribuir para uma rotina de trabalho mais organizada e com foco nas prioridades desse segmento de uma organização.

Nesse contexto, a admissão digital é uma dessas atividades que podem ser automatizadas e trazer ainda mais resultados para sua empresa. 

Continue a leitura e confira quais são os benefícios dessa prática!

Admissão digital x tradicional: qual a diferença?

A admissão de colaboradores em uma empresa depende de uma série de documentos, que são necessários para cumprir com os procedimentos burocráticos envolvidos na contratação de um funcionário.

No processo tradicional, o colaborador contratado precisa reunir os documentos físicos, efetuar cópias e impressões e se locomover até o local do trabalho para entregar a documentação ao setor de RH.

A admissão digital, por outro lado, não depende da locomoção do contratado ou de documentos físicos, uma vez que todo o processo é realizado através do envio de arquivos por meio virtual.

Dessa maneira, todas as etapas da contratação são cumpridas, mas de forma muito mais ágil e prática, em especial para as empresas que trabalham em regime híbrido ou home office.

Essa é uma tendência crescente e que condiz com o que se espera do futuro do trabalho, com procedimentos mais ágeis e um maior aproveitamento do meio digital.

Quais são as etapas da admissão digital?

Para aplicar e contar com todos os benefícios da admissão digital em uma empresa, o primeiro passo é a escolha de um software de RH.

Por meio dessa plataforma, a equipe responsável pela contratação encaminhará ao funcionário todas as informações e documentos que devem ser apresentados para efetuar o processo de contratação.

A partir desse contato, o contratado é responsável por reunir e escanear a documentação necessária

Além disso, há ainda a possibilidade de enviar os documentos digitais, como a e-CNH, além de preencher quaisquer formulários requeridos pela empresa para armazenar seus dados pessoais.

Após o envio, o RH deverá analisar o conjunto encaminhado pelo candidato, para verificar se há algo a ser corrigido ou se já é possível prosseguir para a conclusão do processo de contratação, que também pode ser efetuada de forma virtual, por meio de uma assinatura digital.

Para essa assinatura, existem diversos aplicativos, gratuitos e pagos, que podem ser utilizados. Muitos softwares de RH contam com essa funcionalidade nativamente.

Invista na digitalização dos seus processos

Afinal, por que investir no processo de admissão digital?

Uma das principais vantagens oferecidas pela digitalização desse procedimento é a praticidade proporcionada tanto à empresa quanto ao contratado.

Ao utilizar o envio virtual das documentações e realizar esse contato por meio de canais de comunicação remota, o candidato não precisa se locomover ao ambiente de trabalho ou aos Correios somente para entregar os documentos necessários.

Além disso, há mais economia, tendo em vista que não é preciso imprimir cópias dos arquivos e não há custos envolvidos com o envio desses.

Esses fatores permitem mais agilidade no envio, o que beneficia também o RH, que pode contratar o colaborador com mais rapidez e direcionar sua atenção a outros procedimentos prioritários da empresa.

Outro ponto importante para ambas as partes envolvidas na contratação por meio da admissão digital é a segurança dos dados fornecidos pelo candidato, que ficam armazenados em softwares preparados para comportá-los.

Essas plataformas são elaboradas justamente para que a empresa não tenha quaisquer problemas envolvendo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), uma legislação de grande relevância para as atividades de todo negócio.

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Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.