Você pode pensar que a tecnologia influencia o seu trabalho somente em questões de hardware, software e acesso à internet. Mas a cultura digital e conectada tem mudado o mundo em que vivemos e, consequentemente, as empresas e as formas de trabalho. Por isso, conferir algumas dicas de liderança frente aos novos tempos é fundamental.
A grande verdade é que as novas tecnologias estão transformando o perfil das lideranças nas empresas. O papel do líder está sendo reinventado e quem exerce esse cargo atualmente precisa acompanhar as transformações.
Os colaboradores não querem mais apenas seguir comandos, eles querem se sentir parte do processo.
Quer saber mais? Vamos te apresentar 5 dicas de liderança na era tecnológica. Siga a leitura!
Se você é um gestor, precisa se atualizar. O perfil do novo líder na era digital é diferente daquele “chefe” que centralizava as informações.
Atualmente, com o acesso à internet e à tecnologia, não existem mais pessoas centrais que detêm conhecimento e informação privilegiada dentro de uma empresa. Os colaboradores não dependem de ninguém para obter informações. Pelo contrário, quando se trata de jovens, são eles que trazem a inovação para dentro das empresas, em muitos casos.
Tudo isso, consequentemente, gera muito mais independência e autonomia nas empresas. E você não precisa temer essa nova realidade, apenas se adequar à ela.
De que forma?
A figura do líder continua existindo, apenas mudou de função. Ele não detém mais o controle, ele tem o papel de orientar, de ser uma espécie de coach ou mentor, cujo papel é incentivar as iniciativas, mobilizar pessoas e sistematizar os caminhos.
É fato, portanto, que a liderança mudou. Mas de que forma você pode se atualizar como gestor e ser um líder na era tecnológica?
1- Compartilhamento e conectividade: essas são as palavras da vez! As pessoas querem se conectar umas às outras e compartilhar informações e conteúdos. Incentive as formas cooperativas de se trocar informações.
2- Antenado: o líder hoje precisa conhecer as novas tecnologias, independente da sua área de atuação. O líder precisa ser dinâmico, conhecer dispositivos móveis e as principais tendências digitais. Isso mostra que ele não está obsoleto e conhece as ferramentas disponíveis.
3- Flexibilidade: com o advento da tecnologia, muitos modelos de negócios e condições de trabalho ficaram mais flexíveis. Muitas profissões não dependem de local e horários fixos, por exemplo. Por isso, o controle do trabalho e das tarefas mudou, sendo, muitas vezes, feito remotamente por meio digital.
4- Cultura digital: ter o conhecimento das tendências e da cultura digital em que a maioria dos colaboradores jovens está inserida faz com que o líder acompanhe e compreenda melhor as suas motivações.
5- Libere a criatividade: dentro do possível no seu nicho, deixe espaço para as pessoas falarem e serem ouvidas. O líder e a empresa precisam dar espaço para que os colaboradores participem e tragam suas ideias. Fomente a criatividade e a participação!