Se você está procurando emprego, pode, algumas vezes, ter questionado a sua própria empregabilidade.
Mesmo que esteja empregado, não se iluda que a empregabilidade também deve ser buscada por quem tem, no momento, emprego. Carteira assinada não é garantia emprego, portanto, as dicas abaixo vale para todos.
Se você não estiver empregabilidade fora da empresa que você trabalha, pode ser que haja risco em se mantido na mesma. A melhor forma, então, é ter empregabilidade dentro e fora da empresa que você trabalha
As exigências do mercado de trabalho são cada vez maiores e os profissionais que não as acompanharem, dificilmente alcançarão bons níveis.
A capacidade de conseguir um emprego ou até mesmo fazer uma transição de carreira eficiente estão relacionadas às competências técnicas e pessoais que o profissional possui.
Quer saber como aumentar sua empregabilidade? Continue a leitura e confira algumas dicas!
É a capacidade de conseguir um emprego e aptidão para manter-se nele. Ou seja, ser atraente para o mercado de trabalho.
Quanto maior for a capacidade do profissional de corresponder às demandas e necessidades do mercado e da sua área de atuação, maior será a sua empregabilidade.
No entanto, as competências essenciais para manter-se no mercado de trabalho crescem continuamente. Se tempos atrás bastava o capital intelectual, hoje em dia é indispensável a inteligência emocional, por exemplo.
Por isso, é necessário estar em constante aprimoramento, tanto pessoal, quanto profissional.
A empregabilidade não tem a ver somente com o que você sabe, o seu conhecimento, mas o quanto você vale para o mercado de trabalho.
1- Aprimorar constantemente as suas habilidades técnicas. O conhecimento técnico da sua área é um requisito básico e você deve estar sempre atualizado.
2- Estar atualizado a respeito da sua área de atuação, seja através de cursos, leituras ou networking.
3- Ter uma conduta responsável e ética sempre.
4- Ser um profissional pró-ativo, que tem iniciativa própria e a capacidade de sugerir e implementar melhorias.
5- Desenvolver uma boa comunicação para trabalhar em equipe.
6- Desenvolver e aprimorar suas habilidades sociais, tais como empatia, responsabilidade, autocontrole, entre outras.
7- Lidar com níveis altos de pressão. Essa é uma característica que está relacionada também à inteligência emocional, ou seja, desenvolver maneiras inteligentes para lidar com exigências e estresse.
8- Invista nos seus diferenciais, suas características únicas e que não podem ser copiadas. Aquilo que você tem de melhor será seu grande valor para o mercado de trabalho.
9- Invista no marketing pessoal. Atualmente, a pessoa é muito valorizada, por isso, trabalhe para que você seja reconhecido como um profissional incrível, aqueles que as empresas desejam contratar.
10- Por fim, tenha auto-motivação. Não espere que a empresa ou fatores externos lhe tragam motivação. Seja você mesmo o seu motivador e, para isso, invista em autoconhecimento, pois, desta forma, você conhecerá seus desejos e poderá traçar suas metas.