Demitir um colaborador nunca é uma tarefa fácil, mesmo quando se trata de alguém que não é bem quisto pelos colegas. Mas como demitir pessoas sem comprometer a produtividade geral da equipe?
Quando a pessoa a ser demitida é alguém que criou vínculos de amizade com os colegas, a tarefa se torna ainda mais complexa e desafiadora.
O mais importante, em qualquer situação, é manter a objetividade. Um desligamento nunca deve ser uma decisão aleatória ou motivado por questões pessoais. A decisão precisa estar baseada nos resultados esperados para a função e no desenvolvimento do funcionário.
Por isso, na hora da demissão, seja transparente com o demitido e com o restante da equipe para não prejudicar o clima organizacional. Independente do contexto, uma demissão sempre afeta a rotina de trabalho de todos.
A verdade é que não existe receita de bolo nem um jeito correto de demitir pessoas. Independente da condição, sempre será um momento desagradável.
Porém, conduzir o processo com clareza e profissionalismo é o melhor caminho para reduzir o estresse do momento.
Seja educado, mas ao mesmo tempo objetivo. Não faça rodeios, vá direto ao ponto. Se a empresa tem um bom processo de gestão e feedbacks, provavelmente a notícia não será totalmente surpreendente para o funcionário, que já deve saber que está deixando a desejar.
Explique os motivos, mas seja breve e firme. O momento envolve emoções e você não sabe como a outra pessoa irá reagir. Por isso, não entre em discussões e deixe claro que a decisão já foi tomada.
Para que o processo de demissão seja o menos doloroso possível, siga estas 5 estratégias essenciais:
1- Analise os resultados de feedback do funcionário, pois eles serão a base para justificar sua demissão. Mostre que, apesar de todas as chances e dicas, ele não melhorou o seu desempenho e, portanto, não se enquadra para a função.
2- Deixe claro que a decisão é impessoal e da empresa. Mesmo que ele seja querido pela equipe e até mesmo por você enquanto gestor, explique que a decisão de desligá-lo é da empresa pelos motivos que você deverá citar.
3- Mostre para o colaborador que ele tem qualidades, que o seu perfil não se enquadra para trabalhar nesta empresa, mas que tem habilidades que serão reconhecidas em outras companhias.
4- Seja claro, breve e objetivo. Quanto mais rodeios você fizer, mais confuso e cheio de pensamentos você deixará o funcionário. Por isso, vá direto ao ponto e fale com objetividade. Não deixe margem para interpretações, diga que ele está sendo desligado e os motivos.
5- Comunique a equipe após a demissão. Para não gerar fofocas, reúna a equipe e explique breve e objetivamente, sem expor a pessoa que foi demitida.
Por mais difícil que seja, tente reduzir ao máximo o impacto emocional que uma demissão causa a todos. Assim, você conduzirá o processo de forma profissional, sem prejudicar o clima organizacional da empresa.