A cultura organizacional de uma empresa tem relação direta com o ambiente de trabalho, os móveis, a decoração, o dress code, as interações diárias e o convívio entre colaboradores e lideranças.
Mas, em tempos de home office, onde cada um trabalha na sua própria casa, longe de seus escritórios e demais ambientes profissionais, como manter a cultura organizacional viva?
Continue a leitura do post e veja algumas dicas.
Esse é um dos maiores desafios dos gestores de recursos humanos. Nesse sentido, para manter a cultura organizacional de uma empresa o ideal é tentar conectar a equipe ao máximo, fazendo com que os colaboradores não se sintam “abandonados” e que mantenham a ideia de “pertencimento” às suas empresas. Inclusive, trabalhar a inteligência emocional no trabalho é muito importante em tempos de mudanças.
Organizar happy hours virtuais, adotar o uso de canais eletrônicos para comunicação, não somente para falar sobre trabalho, mas também para descontrair e manter as relações interpessoais e de amizade vivas dentro da empresa são ótimas ideias para preservar a cultura organizacional de uma empresa durante longos períodos de home office.
É claro que as interações via tela do notebook não substituem o convívio presencial e o “olho a olho”, porém, é ainda a melhor forma de manter as equipes de trabalho conectadas durante o isolamento social. Sendo assim, é importante aproveitar esse recurso visual e pedir para que as equipes liguem suas câmeras ao menos 1 vez por semana, por exemplo.
Outra ideia que pode ser eficaz é trabalhar com agendas compartilhadas e estabelecer reuniões semanais para manter a equipe informada quanto aos processos, dar feedbacks e alinhar as atividades da melhor forma. Sempre informar também as notícias importantes da empresa a todos.
O revezamento de “idas” ao escritório para cumprimento das jornadas de trabalho também pode ser uma boa alternativa para preservar a cultura organizacional de uma empresa. Dessa forma os colaboradores relembram suas rotinas, seus trajetos de deslocamentos diários e voltam a utilizar suas “mesas” e demais itens de seus escritórios, fortalecendo a sensação de pertencimento às suas áreas profissionais. Lembrando que tudo deve ser planejado e organizado de forma responsável e conforme as legislações sanitárias, evitando a exposição ao vírus Covid-19.
Vale destacar que além de preservar a cultura organizacional, também é papel do RH cuidar da saúde mental de seus funcionários, incentivar a prática de exercícios físicos e hábitos alimentares mais saudáveis às equipes em home office, visto que essa rotina de trabalhar em casa acaba conferindo um maior desgaste mental aos funcionários.
Esses simples cuidados podem proporcionar bem-estar pessoal e tornar as equipes mais produtivas e motivadas com suas demandas profissionais, fazendo com que as empresas alcancem melhores resultados.
Lembrando que, mesmo trabalhando em casa, a jornada de trabalho mensal de cada funcionário deve ser respeitada, como também as horas extras devem ser pagas corretamente, o vale-alimentação, salvo acordo coletivo em sentido contrário, e os equipamentos para home office devem ser disponibilizados normalmente.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área.