Como realizar uma administração de conflitos eficiente?

Como realizar uma administração de conflitos eficiente no ambiente de trabalho?

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Como realizar uma administração de conflitos eficiente no ambiente de trabalho?

Os conflitos estão presentes em nossa vida cotidiana, seja na esfera pessoal, profissional, afetiva, social. Situações conflitantes acontecem com todas as pessoas, a todo momento. Mas como realizar uma administração de conflitos de forma inteligente?

Por que, então, algumas pessoas são mais tranquilas, enquanto outras parecem estar sempre à beira de um ataque de nervos? Isso ocorre porque algumas pessoas sabem lidar melhor com situações estressantes do que outras.

A maneira como você reage ao estresse é muito significativa: você grita, esperneia, fica com medo, não expõe suas emoções, age irracionalmente ou busca soluções?

No ambiente de trabalho, um pequeno mal entendido pode se tornar motivo para o início de um conflito. Saber lidar com eles de forma saudável e eficiente é, portanto, extremamente necessário para a manutenção saudável do ambiente organizacional. Mas, afinal, como realizar uma administração de conflitos eficiente no ambiente de trabalho?

Estratégias para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho

A administração de conflitos é a arte de identificar, lidar e resolver situações divergentes entre pessoas. Nada mais complexo, não é mesmo?

Contudo, uma administração de conflitos eficiente pode ser extremamente positiva, pois motiva a busca por soluções para os problemas.

Confira algumas estratégias para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho:

1- Saída: uma das partes se retira do conflito. Porém, quando isso acontece, pode-se apenas estar adiando uma solução para o problema ou, pior, adiando um novo conflito.

2- Compromisso: as partes firmam compromisso de cada uma ceder um pouco. Conhecida como solução perde-perde.

3- Força: a pessoa com maior poder na relação toma a decisão para pôr fim ao conflito.

4- Apaziguamento: opta-se pela paz, o que é conhecido popularmente como “colocar panos quentes”.

5- Negociação: busca-se uma solução na qual cada um cede um pouco, porém, chegando a um acordo. É a solução ganha-ganha.

Todavia, para se determinar e adotar uma estratégia, é preciso conhecer as causas do conflito. E, ainda assim, o sucesso em uma determinada situação não é garantia de sucesso em outros momentos de conflito. Cada caso deve ser avaliado em seu momento.

Para isso, é importante seguir alguns passos: identifique a causa do problema, busque soluções e não culpados, fale e escute, mantenha o clima de respeito, coloque-se no lugar do outro e procure sempre pela solução ganha-ganha.

Qual a importância da administração de conflitos para a produtividade nas empresas?

Conflitos mal administrados causam tensão no ambiente de trabalho e levam à improdutividade. Por isso a importância da administração eficiente para manter e elevar a produtividade nas empresas.

É importante salientar, contudo, que conflito é diferente de confronto. Em trabalhos em equipe é inevitável que se tenha opiniões diferentes e, no entanto, isso é saudável e ampliará a evolução de ideias.

Então, assim como conflitos mal administrados podem gerar improdutividade, o contrário também é verdadeiro. Novas ideias, diferentes visões e sair da zona de conforto geram conflitos, muitas vezes. Porém, se bem direcionados, podem ter uma conclusão positiva, contribuindo para a melhoria contínua e a produtividade da empresa.