A análise e descrição de cargos são etapas importantes para os recursos humanos de qualquer organização. Elas auxiliam no recrutamento e seleção de candidatos, no melhor entendimento sobre as funções exercidas e também promovem a compreensão da estrutura da empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira os principais insights.
De acordo com o portal Administradores, a descrição de cargos tem como objetivo enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Ou seja, em resumo, a descrição de cargos deve representar por escrito o que é (ou o que será) realizado no dia a dia do funcionário.
Enquanto isso, o portal também explica que a análise de cargos estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento.
Podemos definir quatros requisitos pelos quais a análise de cargos se concentra: mentais, físicos, de responsabilidade e condições de trabalho.
Uma descrição de cargos nada mais é do que a formalização, em documento escrito, das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos de um cargo na organização.
Para descrever um cargo, devemos descrever o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas pelo(s) colaborador(es) e as principais responsabilidades do cargo, em relação às tarefas e deveres.
Podemos utilizar como exemplo a seguinte descrição:
Assistente de Marketing: organiza dados de ações de Marketing e de pesquisa de mercado; identifica métricas de análise; gera relatórios; analisa resultados das campanhas de Marketing; organiza eventos. Necessário ter 2 anos de experiência na área e estar cursando ou ser formado em Marketing ou áreas afins (Publicidade e Propaganda e Relações Públicas).
Como contratar colaboradores de forma assertiva? Não existe uma única resposta para a questão, no entanto, uma descrição de cargo clara, objetiva e concisa pode auxiliar no processo. O formato mais comum de descrição de cargo inclui o título da vaga, a missão, as atividades que deverão ser prestadas pelo colaborador, a formação e a experiência exigida.
Já a análise de cargos deve ser executada pelo profissional de Recursos Humanos com o objetivo de realizar uma investigação sobre o cargo em aberto. O processo deve explorar fatores diversos, como os requisitos mentais e físicos necessários para a vaga, principais responsabilidades que deverão ser desenvolvidas e condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.
A análise de cargos ocupa um papel relevante dentro das organizações. Através dela, se torna possível a conquista de objetivos como:
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