O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19, a qual provocou mudanças sociais, comportamentais e profissionais, e exigiu adaptações em praticamente todos os setores da economia.
Nesse sentido, empresas de pequeno, médio e grande porte tiveram que rever suas formas de atuação de maneira repentina e pensar em novas estratégias para se manterem vivas e saudáveis no mercado.
Vale destacar que algumas medidas acabaram dando tão certo que podem também serem replicadas neste ano de 2021. A modalidade home office, por exemplo, é uma delas.
Continue a leitura e confira quais são as principais tendências de RH para aplicar em empresas em 2021 e atingir bons resultados.
A adesão ao contrato de trabalho home office teve um aumento expressivo em 2020 e resultou em bons indicadores de produtividade e economia financeira às empresas, visto que a medida garante uma melhor gestão do tempo, dispensa a obrigatoriedade de pagamento de vale-transporte aos colaboradores e gera menos custos às organizações em termos de serviços de telefonia, internet, luz e água.
Além disso, o empregado fica exposto menos tempo no trânsito, o que para muitos é altamente penoso, bem como ocorre uma redução dos acidentes de trajeto.
Isso sem contar na comodidade e na proteção contra o contágio do coronavírus que essa modalidade de trabalho proporciona às equipes, garantindo a saúde dos gestores, colaboradores, familiares e comunidade externa em geral.
Além disso, o fato da pandemia ainda não ter chegado ao fim e de que a tecnologia está evoluindo de forma cada vez mais rápida e proporcionando um melhor desempenho de trabalho aos profissionais, reforça que o home office é uma das principais tendências de RH tanto para 2021 como para os anos consequentes.
Alguns processos seletivos anteriores ao período de pandemia já ofereciam algumas de suas etapas online, porém esse formato ainda não era tão conhecido e aplicado.
Mas, no ano passado, com o surto mundial da Covid-19, as empresas tiveram que passar a realizar os seus processos de recrutamento de forma 100% online, o que demandou investimento em tecnologia, contratação de softwares especializados e treinamentos EAD (Ensino à Distância) de profissionais para conduzir os processos de forma qualificada e assertiva.
O formato de recrutamento totalmente online resultou na otimização de tempo das atividades administrativas desenvolvidas pelas equipes de Recursos Humanos e também diminuiu os gastos com impressão de papéis, deslocamentos, despesas de coffee break e aluguel de espaços para as entrevistas, por exemplo.
Sendo assim, essa modalidade pode ser elencada como uma das principais tendências de RH a serem aplicadas nas empresas em 2021.
Ansiedade, síndrome de burnout e depressão foram doenças bastante comentadas no ano de 2020 por conta das medidas de isolamento social instauradas na sociedade pela pandemia de coronavírus.
O home office e a necessidade de adaptação rápida aos novos processos de trabalho também contribui para o aumento do desenvolvimento dessas doenças em profissionais de diversas áreas.
Nesse sentido, em 2020, os departamentos de RH das empresas tiveram que prestar muita atenção na saúde mental de seus colaboradores e, juntamente do apoio de suas gerências, buscar alternativas para cuidar da saúde mental de suas equipes e promover qualidade de vida no trabalho mesmo em tempos de pandemia e distanciamento social.
E neste ano de 2021 não será diferente. Mais do que nunca é preciso que as empresas invistam nos cuidados com a saúde física e mental de seus colaboradores a fim de manter a excelência no trabalho. Somente assim será possível garantir equipes motivadas e saudáveis, além de um clima organizacional leve e entusiasmado.
Acesse o link a seguir para entender como lidar com a depressão no ambiente de trabalho.
A responsabilidade social foi um assunto bastante comentado durante o ano de 2020, e neste cenário de pandemia surgiram muitos casos de empresas que se disponibilizaram a produzir de maneira voluntária EPI’s, insumos e outros itens de necessidade para a prevenção do novo coronavírus às entidades públicas ou mesmo às comunidades de seus entornos.
Essa é uma das tendências de RH que deve continuar sendo seguida não somente neste ano de 2021 como também nos próximos anos, pois além de conferir credibilidade e uma imagem positiva as empresas, também colabora com a construção de uma sociedade mais unida e engajada na resolução dos problemas sociais.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!