Uma entrevista de emprego pode gerar muito nervosismo, principalmente quando nos deparamos com perguntas muito amplas, como é o caso do clássico “fale um pouco sobre você”.
Quem está à procura de melhores oportunidades de emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho pode se deparar com essa frase diversas vezes, já que se trata de uma etapa bastante comum nesse tipo de interação.
Felizmente, é possível se preparar com antecedência e pensar em um roteiro para ajudar neste momento da entrevista.
Continue a leitura e saiba como responder de maneira satisfatória a um “fale um pouco sobre você” durante uma entrevista de emprego!
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que não há uma única resposta certa nesse momento da entrevista.
Discursos clichês podem não agradar, já que eles não mostram autenticidade e podem levar o entrevistador a pensar que o candidato não possui um diferencial que motive a sua contratação.
Por isso, ao ouvir “fale um pouco sobre você”, o essencial é manter a calma e ter em mente que esse é um momento para mostrar seus pontos fortes e também suas particularidades, de forma que a empresa compreenda por que você pode ser uma opção melhor que os concorrentes.
Um bom currículo certamente pode deixar uma boa primeira impressão, mas a entrevista é o momento de cativar a empresa e mostrar as vantagens de ter você na equipe.
Por isso, além de elaborar o currículo ideal para a vaga, também é fundamental estar preparado para esse momento de interação face a face.
Embora a espontaneidade seja uma característica valiosa, ter um roteiro pode ser de grande ajuda ao ouvir “fale um pouco sobre você” do seu entrevistador.
Alguns dos pontos a serem mencionados ao responder à pergunta são:
Seguindo esse roteiro, será possível abordar seus pontos fortes, possíveis contribuições com a empresa em questão, além de cativar seu entrevistador com informações a respeito do seu perfil profissional.
E que mais deve ser analisado ao ouvir um “fale um pouco sobre você”?
Primeiramente, lembre-se de ser breve, limitando sua fala a cerca de um ou dois minutos. Isso evita que você se perca em detalhes desnecessários e impede que sua resposta se torne maçante.
Além disso, é importante focar nas informações que são, de fato, relevantes para a empresa à qual você está se candidatando, deixando de lado detalhes muito pessoais ou que não se refiram à área.
Por fim, evite frases muito clichês e tente mostrar autenticidade em suas respostas, mostrando que você tem um diferencial em relação aos seus concorrentes.
Agora que você já está pronto para responder a um “fale um pouco sobre você”, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e Desenvolvimento de Chefias e Profissionais em RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.