Gestão descentralizada: o que é e como funciona? - Alfredo Bottone

Gestão descentralizada: o que é e como funciona?

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Gestão descentralizada: o que é e como funciona?

time unido

À primeira vista, a gestão descentralizada pode ser enxergada como um desafio grande. Mas, se bem implementada, ela pode trazer resultados efetivos. Afinal, diante do contexto digital e das startups, um modelo embasado pela premissa de extrair o melhor das equipes e empoderá-las no trabalho é vantajosa.

É importante explicar que a gestão de pessoas não envolve ou, pelo menos, não deveria envolver aquilo que as pessoas intitulam de “administração de trivialidades”, envolvendo apenas tarefas burocráticas e estratégicas.

Durante muito tempo, a centralização da gestão de pessoas esteve ligada ao departamento de Recursos Humanos (RH), tendo sob responsabilidade os gestores e os analistas de forma exclusiva.

Contudo, a gestão descentralizada a cada dia que passa está ficando mais frequente e muitas empresas tem apostado nela.

Quer saber o porquê? Siga a leitura e confira todas as informações.

Gestão descentralizada: conceito e aplicações

A gestão descentralizada foi criada com o objetivo de evitar o enfraquecimento da cultura da empresa motivada pela ausência de ações estratégias e pela falta de treinamento dos profissionais.

O propósito da gestão descentralizada, vinculada à estratégia de empowerment, é acelerar a tomada de decisões e a velocidade dos processos na organização. Consiste em empoderar os funcionários para que sejam capaz de assumir uma postura proativa e resolutiva.

De modo geral, a gestão descentralizada também ajuda a manter a motivação da equipe em alta. Com isso, evita problemas de nível operacional e ajuda a conservar a produtividade elevada do negócio.

Gestão descentralizada e seus benefícios

A gestão descentralizada veio para mostrar que a tarefa de gerir pessoas não é só responsabilidade do RH, mas dos líderes da área e também dos colaboradores.

Nesse processo, os líderes têm papel fundamental em todo o processo, pois estão sempre próximos dos profissionais e eles entendem a forma como cada um atua em diferentes projetos.

A essência do RH é olhar a gestão de pessoas por um viés estratégico.

Com uma postura ativa por parte de cada um dos colaboradores, o trabalho dos gestores fica mais fácil, pois vão poder comunicar de forma clara as suas necessidades e interesses para detalhar de forma prática sua jornada de trabalho de uma maneira clara.

Características da gestão descentralizada

Em conjunto, as tomadas de decisão são realizadas levando em consideração a visão estratégica apresentada pelo RH aliada às informações que os líderes detêm sobre o cotidiano dos trabalhadores.

Assim, a partir de uma excelente estratégia conjunta entre diferentes setores, a gestão descentralizada potencializa resultados.

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