Saber como descrever os idiomas no currículo é importante para poder destacar essa informação para o recrutador.
Dependendo do cargo pretendido, a primeira informação que um recrutador irá buscar no currículo é sobre o seu conhecimento ou domínio de uma ou mais línguas estrangeiras.
No entanto, é importante saber que esse documento não deve ser longo demais, pelo contrário.
Cada espaço preenchido e cada informação descrita deve ser pensado com cuidado, já que é de extremo valor para destacar suas habilidades.
E é exatamente por isso que saber descrever os níveis de idiomas pode colocar você em vantagem para a seleção.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.
Antes de falarmos sobre como descrever os níveis de idiomas no currículo, vamos falar rapidamente sobre a importância de um segundo idioma na sua carreira, em especial o inglês.
Uma publicação no G1, datada de março de 2022, mostra que:
Mas, afinal, quando incluir idiomas no currículo?
Eles devem ser destacados, em especial, nas profissões que priorizam a segunda língua na contratação, entre elas estão:
Além disso, existem outras situações em que mencionar os idiomas no currículo pode fazer a diferença para que você seja chamado para a entrevista e selecionado para o cargo.
Idiomas podem fazer a diferença quando:
O local certo para você descrever os níveis de idiomas no currículo vai depender do seu grau de conhecimento e da relevância da língua estrangeira para a vaga pretendida.
Se o conhecimento em um ou mais idiomas estrangeiros for um dos requisitos para a vaga, o ideal é que você destaque essa informação no corpo do seu currículo.
Nesse caso, você pode criar uma seção especial para destacar o seu conhecimento e experiência nos idiomas. Ela deve vir logo após as suas informações acadêmicas.
Caso você deseje apenas mencionar os seus níveis de idiomas no currículo como forma de enriquecê-lo, pode incluir essa informação tanto na parte sobre cursos e capacitações complementares ou na seção sobre experiência anterior.
Lembre-se sempre de mencionar o seu nível de conhecimento, preferencialmente com alguma classificação oficial, como é o caso do CEFR.
Caso você não tenha feito alguma prova oficial opte pelas nomenclaturas:
Agora que você aprendeu como descrever os níveis de idiomas no CV, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.