Que o cenário corporativo atual é de concorrência acirrada, todo mundo já sabe. Para sobreviver às intempéries e se destacar no mercado, as empresas buscam diferenciais competitivos.
Nesse quesito, muitas já compreenderam que as pessoas são o maior bem de uma organização. E não é para menos. Afinal, são as pessoas que detêm o conhecimento.
Por isso, investir nos recursos humanos da empresa é essencial e vai muito além, significa gerir o bem intelectual. Uma boa gestão do conhecimento organizacional é crucial para que uma empresa, atualmente, possa competir e enfrentar os desafios do mercado.
Siga a leitura e entenda o que é gestão do conhecimento organizacional e qual a sua importância.
O conhecimento organizacional, também chamado de capital intelectual, é todo o conhecimento que os colaboradores de uma empresa detêm.
O capital intelectual é composto pelo capital humano e pelo capital estrutural. O capital estrutural é tudo o que pertence à empresa, ou seja, equipamentos, móveis, marcas registradas e tudo o que apoia a sua produtividade.
Já o capital humano é todo o conhecimento, experiência e habilidade das pessoas que compõem a empresa, além da filosofia, valores e cultura da organização. Ou seja, o capital humano é intangível.
O aprendizado organizacional passa por algumas etapas, que são individuais e coletivas. A aquisição e interpretação do conhecimento, por exemplo, ocorre a nível individual. Contudo, etapas como a integração e a institucionalização do conhecimento deve ser coletivo, a nível da organização. Somente o conhecimento institucionalizado terá valor no futuro.
Desta forma, uma organização que compreende o que é gestão do conhecimento organizacional, certamente está um passo à frente de seus concorrentes.
Afinal, qual a importância da gestão do conhecimento organizacional?
Em primeiro lugar, a gestão eficaz possibilita com que o conhecimento se mantenha na empresa, seja disseminado e passado adiante. Ele não é perdido quando há o desligamento de um colaborador, por exemplo.
O objetivo é que a organização não se torne refém de um ou mais colaboradores, com medo de perdê-lo e, com ele, informações e conhecimentos imprescindíveis para a sobrevivência do negócio.
A importância da gestão do conhecimento organizacional está no fato de que ela aumenta as chances de potencializar os resultados, melhorar a qualidade dos processos, solução de problemas, negociações e tomadas de decisões.
O conhecimento é intangível, por isso a sua gestão precisa utilizar parâmetros condizentes.
Além de manter o conhecimento na empresa, a gestão do conhecimento organizacional dissemina-o na organização, embutindo-o na cultura, produtos e serviços. Tudo isso é a base para a criação de valor para a empresa.
Consequentemente, organizações que criam valor têm maior reconhecimento da sua marca no mercado. Os seus concorrentes poderão até copiar o seu produto ou serviço, mas dificilmente conseguirão copiar o conhecimento que você detém.