Muito popular nos dias de hoje, a mentoria tem sido procurada por profissionais, empresas e empreendedores para um melhor direcionamento de carreira e talentos.
Sua verdadeira função é o desenvolvimento constante do mentorado através do compartilhamento de experiências.
Quem nunca desejou tirar uma dúvida ou pedir um conselho para aquele profissional que admira e que tem muita experiência na área?
Pois uma mentoria é exatamente isso, é contar com um mentor para guiar você por caminhos pelos quais ele já passou ou tem alguma experiência sobre.
Mas você sabe exatamente o que é mentoria?
Continue a leitura e saiba mais!
Você já deve ter escutado a frase “melhor do que aprender com os próprios erros, é aprender com os erros dos outros”.
Pois é exatamente essa a ideia da mentoria. O mentor deve ser alguém que tem experiência na área a qual você deseja se aperfeiçoar. Ele literalmente irá lhe pegar pela mão, repassar suas experiências e lhe mostrar os caminhos.
Ela pode ser específica sobre algum aspecto da sua atividade ou em relação a sua carreira profissional como um todo.
Você terá a oportunidade de aprender com quem já viveu o mesmo momento que você está vivendo agora e, assim, aprender com os erros e acertos do seu mentor.
No entanto, não a confunda com coaching. Também conhecida como mentoring, a mentoria é diferente de coaching. No processo de coaching, você será levado a refletir sobre você e sua profissão, com um verdadeiro convite ao autoconhecimento.
Já a mentoria tem um aspecto mais prático, quando o mentor irá lhe mostrar as principais dificuldades e como superá-las.
O ponto forte de um aconselhamento destes é o compartilhamento de experiências. Ou seja, diferente de um coach que, muitas vezes, não tem experiência na sua área de atuação, o mentor é alguém que já viveu na pele as dificuldades que você está passando.
Mas você sabia que essa ferramenta não é utilizada somente por profissionais, individualmente? Empresas vêm usando, cada vez mais, esta técnica para reter talentos e alcançar resultados.
Afinal, como as empresas vem aplicando essa estratégia com os seus colaboradores?
Muitas empresas já aderiram à mentoria no lugar de metodologia de treinamento e capacitações convencionais como estratégia empresarial. Pode ser utilizada em qualquer nível, desde gestores até cargos operacionais.
Para isso, elas buscam empresas parceiras, investidores ou até antigos colaboradores. Estes atuam como mentores, auxiliando os funcionários, tirando dúvidas e alavancando tanto os resultados da empresa, quanto a carreira dos profissionais.
Profissionais mais experientes atuam como orientadores e conselheiros. Assim, o profissional se desenvolve e torna-se apto para contribuir com os objetivos da empresa.
Para quem se interessar em aprofundar nesse tema, recomendamos ler o livro O Mentor-Minuto, de Ken BlanchardClaire Diaz-Ortiz, da Editora Best Bussiness.