Você sabe o que é trader?
As transformações tecnológicas, econômicas e sociais pelas quais o mundo vem passando geraram também diversas mudanças no campo do trabalho, dando origem a ocupações inovadoras.
Assim, setores variados ganham proeminência, abrindo oportunidades para quem está procurando por uma mudança de carreira ou até buscando uma recolocação no mercado de trabalho.
Para entender o que é trader e conhecer os principais aspectos dessa profissão, continue a leitura!
Para entender o que é trader, é preciso compreender qual é a atividade exercida por esse profissional, ou seja, o trade.
Essa prática consiste na atualização de um processo que já é bastante consolidado no setor financeiro: a compra e venda de ações.
Nesse novo cenário, o profissional que trabalha nesse ramo atua de forma autônoma, realizando operações a curto prazo.
A atividade pode ocorrer em duas modalidades, sendo elas o swing trade e o day trade.
Embora ambas envolvam a compra e venda de ações em curtos períodos de tempo, a primeira trabalha com um prazo de dias ou até semanas, enquanto a última se detém a operações realizadas em um único dia.
Por não haver tanto tempo disponível para a análise do momento propício para a venda, o day trade é considerado uma modalidade de maior risco, embora possa trazer um retorno financeiro mais rapidamente quando é aplicado com sucesso.
Após entender o que é trader, já é possível identificar algumas vantagens oferecidas pela profissão, que motivam seu crescimento e destaque no mercado de trabalho.
Embora seja possível atuar de forma vinculada a uma empresa, o trader pode trabalhar de forma autônoma, realizando as operações para seu próprio ganho.
Assim, a atividade proporciona flexibilidade e permite que o profissional atue como preferir, do local que lhe for mais conveniente e sem a necessidade de cumprir horários estabelecidos por um empregador.
Além disso, esse fator dispensa a preocupação com o envio de currículos e o desenvolvimento das características profissionais mais valorizadas no mercado.
Se você já entendeu o que é trader, deve ter percebido que essa atividade demanda conhecimentos financeiros aprofundados, que permitam ao profissional atuar na Bolsa de Valores de forma segura e eficiente.
No entanto, não há nenhuma exigência de formação para que o trader possa exercer suas atividades.
Embora não haja exigência em relação à formação do profissional, ainda é possível realizar cursos na área de economia ou mesmo capacitações voltadas para o funcionamento da Bolsa de Valores, caso seja de seu interesse.
Dessa maneira, é possível garantir uma atuação mais preparada e que pode render melhores resultados com mais rapidez.
Para se tornar um trader, o primeiro passo é escolher uma corretora, decisão que deve ser motivada em razão das taxas e dos serviços de infraestrutura oferecidos.
Ao iniciar as atividades, é importante começar por operações de menor risco, utilizando partes menores do patrimônio a ser investido nas compras, tendo em vista a possibilidade de que seja perdido.
Com tempo, acúmulo de conhecimento e prática, é possível desenvolver uma atuação mais consistente e com menores riscos para o profissional.
Algumas das funções típicas de um trader na empresa são:
Tal como o trader de operações em bolsa, nestes outros casos, igualmente, o profissional precisa se aprofundar muito para a aquisição de conhecimento específico no ramo que atuará e habilidade em lidar com as imprevisões do mercado.
Agora que você já sabe o que é trader, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.