Você sabe o que é o recrutamento preditivo? O termo ainda é considerado novo e o método não muito explorado, mas é uma forte tendência e deve crescer.
As etapas de recrutamento e seleção de pessoas são cruciais para qualquer empresa. Afinal, é através delas que são selecionados e contratados os profissionais que atuarão nela.
Contudo, para tornar estas etapas mais descomplicadas e, principalmente, mais assertivas, a tecnologia está aí para ajudar.
Big Data é a expressão que indica grande volume de dados que podem impactar uma empresa. Já pensou em utilizar estes dados para a seleção de candidatos? Você terá competências, traços da personalidade, palavras utilizadas e muitos outros dados a seu dispor para poder selecionar o profissional mais adequado a cada vaga.
É neste momento que entra em cena o recrutamento preditivo.
O vocábulo preditivo, segundo o dicionário Dicio, é um adjetivo que está relacionado com predição, com a ação de afirmar antecipadamente o que poderá ocorrer num momento futuro. Por extensão, significa deduzido ou entendido a partir de informações, dados ou ações anteriores à finalização ou à conclusão de; antecipado: tratamento preditivo.
Vamos entender melhor o que é e qual a sua importância nas seleções? Siga a leitura e saiba mais!
O recrutamento preditivo é a análise de dados voltada para a otimização de processos seletivos, elevando a taxa de acerto na escolha do melhor candidato para a vaga, com base em dados estatísticos, análises sistemáticas e testes. Tudo isso visa tornar o processo seletivo mais rápido e mais eficaz.
Utilizando-se de inteligência artificial, com o uso de um banco de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning, é possível antecipar acontecimentos futuros com base em padrões do passado.
Pode-se saber, por exemplo, se determinada pessoa será seu cliente ou se uma pessoa pode rescindir um contrato de trabalho por insatisfação.
O recrutamento preditivo, portanto, baseia-se em dados, que podem mostrar a probabilidade de um evento acontecer e/ou se repetir.
Desta forma, o recrutamento preditivo é capaz de definir, com base em profissionais de alta performance, quais as características técnicas e comportamentais auxiliam no desempenho da função, bem como alguém que melhor se alinhe à cultura da empresa.
O recrutamento preditivo é de extrema valia para o Departamento de Recursos Humanos. Através desta estratégia, podemos ter contratações muito mais acertadas e alinhadas.
É possível identificar padrões já na divulgação das vagas, tendo muito mais chances de sucesso.
Também é possível ordenar os currículos automaticamente com base em outros profissionais que já ocupam aquela vaga.
Por exemplo: o que faz um bom Gestor de Projetos? Os dados dos profissionais da sua empresa apresentam padrões e podem servir de base para a seleção de pessoas semelhantes ou até melhores.
Os dados, portanto, permitem fazer uma análise completa de quais pessoas se encaixam no perfil da vaga da sua empresa.
Além disso, economiza tempo para a área de recursos humanos. Enquanto que num processo convencional pode-se levar dias selecionando currículos, com o recrutamento preditivo, automatizando a seleção, podemos fazer isso em cerca de 1 hora.
Você pode estar se perguntando: isso substitui o processo tradicional de recrutamento? Na verdade, o ideal seria unir os dois, a tecnologia e o método tradicional, pois o olho no olho ainda é uma maneira bastante eficaz de identificar talentos e habilidades.