Saiba como fazer avaliação de desempenho dos funcionários

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Saiba como fazer avaliação de desempenho dos funcionários

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A busca pela excelência dos processos conta com uma ótima ferramenta de apoio, trata-se da avaliação de desempenho dos funcionários.

Através dessa prática, torna-se possível:

  • observar os pontos fortes e fracos dos colaboradores,
  • identificar melhorias a serem realizadas,
  • gerar oportunidades de treinamento e mudanças,
  • documentar o histórico de cada funcionário,
  • aumentar o engajamento das equipes,
  • diminuir o turnover da empresa.

De acordo com a pesquisa “Índice de Confiança”, 64% dos trabalhadores no Brasil desejam trocar de empresa, permanecendo na área em que atuam atualmente.

Esse índice demonstra um sério descontentamento com a empresa onde trabalham, quando, através de uma boa avaliação de desempenho dos funcionários, torna-se possível reconhecer os problemas e expectativas de cada colaborador!

Qual a importância da avaliação de desempenho dos funcionários?

Como vimos, a avaliação de desempenho dos funcionários possibilita que vários objetivos sejam alcançados.

Além de conseguir identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador, eles podem ser melhor aproveitados na empresa ou direcionados a treinamentos específicos para a correção de falhas.

Essa ferramenta permite também que se possa compreender os sentimentos dos funcionários com relação à empresa.

Quando a avaliação é realizada com qualidade, cria-se um ambiente de respeito onde fica claro que a empresa está disposta a ajudar as pessoas e mostra que a corporação acompanha de perto as atividades, estando constantemente em busca do aprimoramento e qualidade da sua operação.

Quais são as etapas da avaliação de desempenho dos funcionários?

Uma boa avaliação de desempenho dos funcionários vai muito além da verificação a respeito da qualidade das tarefas desenvolvidas pelos membros de uma equipe ou setor.

Para que se possa fazer uma avaliação de um colaborador, esse precisa saber exatamente quais são as expectativas da empresa com relação a sua performance, portanto, os objetivos a serem alcançados devem ser apresentados aos envolvidos.

No momento da avaliação, é fundamental que sejam apresentados ao funcionário:

  • conquistas obtidas,
  • melhorias alcançadas,
  • acertos.

Essas observações demonstram o reconhecimento da empresa a respeito das ações positivas conquistadas, o que acaba gerando um fator motivacional.

Além disso, é preciso apresentar também os pontos que necessitam de melhoras, ou seja, quais os aspectos que precisam ser trabalhados pelo colaborador, como, por exemplo:

  • conhecimentos técnicos,
  • integração com a equipe,
  • competências socioemocionais.

Na sequência e em conjunto, devem-se definir as metas a serem alcançadas no futuro, quando na próxima avaliação esses objetivos serão avaliados.

Por fim, é fundamental que o avaliador esteja disposto a ouvir, uma vez que esse é um momento onde se pode obter o feedback e sugestões que podem somar no dia a dia da operação.

Modelos de avaliação para você utilizar

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho dos funcionários, mas é preciso verificar qual deles é o melhor para ser aplicado em sua organização.

Na autoavaliação, o colaborador recebe um questionário e apresenta a sua opinião a respeito dos diversos pontos apresentados.

Após essa etapa, o gestor se reúne com esse profissional para conversar a respeito, quando cada questão é avaliada em conjunto e pontos importantes são abordados.

A avaliação 90º é aquela em que o líder da equipe e o setor de RH definem as questões a serem avaliadas e apresentam as considerações sobre os diversos temas, criando uma aproximação do coordenador com os membros da sua área.

Na avaliação 180º, o líder e o profissional apresentam respostas para os questionamentos apresentados, onde ocorre uma conversa para tratar dos detalhes e observações.

Outro modelo de avaliação de desempenho dos funcionários é conhecido como avaliação 360º, quando, além do avaliado e do gestor, outras pessoas são envolvidas, como, por exemplo:

  • colegas,
  • clientes internos e externos,
  • fornecedores, etc.

Esses são alguns dos modelos existentes, porém, o importante é colocar algum deles em prática, possibilitando que exista uma oportunidade para a troca de ideias e questões possam ser tratadas na empresa.

Aproveitando o assunto em pauta, é importante que você também conheça a gestão humanizada: elevando a produtividade sem tolerar a mediocridade. Leia e confira!