Já teve a sensação de que está faltando tempo no seu dia a dia? Pois é, o único recurso que não podemos multiplicar em qualquer lugar é o tempo, não é mesmo? Por isso, neste post traremos 5 técnicas de controle de produtividade na empresa.
Siga a leitura e confira todas elas.
Fracasso. Isso acontece quando as pessoas tentam atender todas as solicitações no momento exato que elas chegam. Isso, porque quando você para o que está fazendo para começar outra, nenhuma das duas chega ao fim e o trabalho fica parado.
Para evitar que isso aconteça, a primeiras das técnicas de controle de produtividade é apostar em níveis de prioridade para cada uma das tarefas que chega a sua empresa.
Feita essa definição, a lista de tarefas deve ser organizada conforme a ordem que foi previamente estabelecida. Sendo assim, comece fazendo a primeira tarefa da lista e a segunda só deve ser prioridade, quando a primeira chegar ao fim.
Apareceu uma nova tarefa? Foque na que você está fazendo e só parta para executar a que começou, quando a hora certa chegou.
Dentre as cinco técnicas controle de produtividade, a segunda diz que reuniões devem ser evitadas. Afinal, reuniões que não tragam produtividade só trazem problemas! Situações simples podem ser resolvidas de forma tranquila por telefone ou por e-mail. Sendo assim, só marque uma reunião se realmente for necessária!
No entanto, se a conclusão for que esse encontro é imprescindível, é fundamental montar uma pauta e os assuntos que serão debatidos precisam ser comunicados a todas as pessoas que estão envolvidas. Ao fazer isso, o foco não se perde e a reunião não fica cansativa e sem importância!
Caso a opção seja por fazer esse encontro fora da empresa, é fundamental pensar que o deslocamento vai demandar um tempo que não pode ser perdido. Para evitar esse problema, uma dica é apostar no Skype ou no Hangouts do Google, pois as reuniões são feitas mesmo a distância.
O rendimento dos colaboradores pode ser afetado pelo toque do telefone ou por pessoas batendo na porta da sua sala. É fato que não dá pra se afastar dos seus colegas.
Uma das técnicas de controle de produtividade visa especificar horários em que o profissional não vai atender ninguém. Nos momentos de “tranquilidade”, o melhor é desenvolver as tarefas mais difíceis ou mais longas. No entanto, lembre-se de comunicar sua equipe suas atitudes.
Para evitar distrações também no computador faça uso de extensões que façam o bloqueio de alguns sites, pois isso evita despertar a tentação.
Com a sua agenda em mãos, ficará fácil saber como definir suas atribuições durante uma semana e até durante o mês. Ao ter esse cuidado, ficará mais fácil planejar o seu tempo e isso permitirá que o aproveitamento dele seja feito com sabedoria.
Afinal, ao fazer isso ficará fácil encher onde tem brecha e quais são os horários de maior tensão. Já pensou em fazer uso de agendas virtuais? Elas podem te ajudar e muito!
É, parece clichê a frase que intitula o último tópico desse artigo, porém é verdade! Quando aparecer uma tarefa simples, o melhor é resolvê-la imediatamente. Contudo, se ela demandar tempo, faça um planejamento.
Essas são apenas algumas técnicas de controle de produtividade, mas além de fazer uso delas, a pessoa precisa ter em mente que é limitada e quem nem sempre conseguirá fazer tudo!
Por isso, antes de se estressar, olhe a situação, confira sua agenda e veja quanto tempo será investido nela.