Conheça os tipos de currículo e saiba como fazer o seu

Conheça os tipos de currículo e saiba como fazer o seu

Imagem de duas mãos juntas em um aperto de mão para simbolizar outplacement
Outplacement: entenda o que é e como funciona
6 de junho de 2022
Imagem de uma mulher sorrindo e mexendo no computador para simbolizar recolocação no mercado de trabalho
Recolocação no mercado de trabalho: confira 5 dicas
24 de junho de 2022

Conheça os tipos de currículo e saiba como fazer o seu

Imagem de vários papéis em cima de um computador para simbolizar os tipos de currículo

Conhecer os tipos de currículo é fundamental para acertar na escolha e causar uma impressão positiva na hora de se candidatar a uma vaga de emprego.

Esse documento deve não apenas mostrar as suas melhores qualidades, mas também precisa ser adequado ao cargo que você deseja e à empresa que irá analisá-lo.

Por isso, é importante se dedicar à sua elaboração para garantir o melhor resultado possível porque esse é um importante passo para alcançar seu emprego dos sonhos. Os recrutadores podem dispensar ou selecionar um currículo de acordo com o conteúdo e apresentação do mesmo. 

Não se esqueça que o importante não é o que você gosta de contar no seu currículo, mas os que os interessados em buscar o profissional certo para a vaga querem encontrar.

Para saber quais são os principais tipos de currículo e decidir qual é o ideal para você, continue a leitura!

Principais tipos de currículo

Montar um currículo nem sempre é uma tarefa fácil, pois é preciso contar com boas estratégias para mostrar ao recrutador/empregador todas as suas qualidades e convencê-lo de que você é uma das opções para a vaga a ser preenchida.

Nesse sentido, conhecer os tipos de currículo é uma forma de elaborar o documento com o máximo de eficiência, aumentando suas chances de alcançar o cargo que está buscando.

Cronológico 

O modelo cronológico é um dos tipos de currículo mais tradicionais, pois consiste em dispor sua experiência profissional de acordo com a sequência em que foram desenvolvidas.

Há duas maneiras de inseri-las no documento: começando pelas mais recentes ou pelas mais antigas.

O fundamental nesse caso é analisar qual das ordens favorece o seu currículo, mostrando o quanto sua experiência profissional pode agregar em sua atuação.

Assim, cabe ressaltar que esse é um modelo mais apropriado para pessoas que possuem vasta experiência na área para a qual pretendem se candidatar, dando foco a esse fator durante a elaboração do arquivo.

O currículo não deve entrar em detalhes demais. Não se deve fazer um documento extenso e cheio de minúcias. Ele deve ser didático, com títulos bem destacados e conteúdos objetivos, mas atrativos. Isso vale para qualquer modelo de currículo.

Temático

Outra alternativa é optar por uma organização temática, ou seja, focar nos aspectos mais relevantes para a vaga desejada, demonstrando um direcionamento da sua personalidade, experiência e formação em direção ao cargo desejado.

Nesse sentido, as informações inseridas podem estar mais atreladas às habilidades e competências, em vez de formações e cargos exercidos.

Se você tem um histórico de realizações destacáveis ou habilidades especiais, você pode incluir outro subtítulo chamado “Habilidades Especiais” ou “Destaques de Desempenho” para descrever habilidades ou realizações que o diferenciam dos demais candidatos. 

Ao detalhar sua experiência de trabalho, descreva o que pode ser considerado importante para quem está selecionando os currículos. Não adianta detalhar coisas simples e comuns que você fez com detalhes. Melhor concentrar naquilo que é específico e especial para o preenchimento da vaga concorrida. 

Essa é uma maneira bastante estratégica de elaborar o currículo e pode trazer bons resultados.

Simples

Há quem prefira manter uma apresentação mais tradicional e optar pelo currículo simples, que consiste em um documento escrito que contenha as principais informações do candidato.

Nesse caso, o arquivo pode ser escrito em um único texto, apresentando os dados essenciais para a análise do interessado, como sua formação, locais em que atuou profissionalmente e informações de contato.

Um currículo simples também exige uma apresentação didática e lógica, com títulos destacados e conteúdos objetivos e relevantes.

Carta de apresentação

A carta de apresentação consiste em uma forma de dar mais personalidade e humanidade ao currículo, podendo ser utilizada isoladamente ou acompanhando algum outro modelo.

Trata-se de um texto curto, mas que apresenta um pouco da identidade do candidato, informando as habilidades que achar mais relevantes e seus objetivos em uma possível atuação na vaga pretendida.

Vídeo-currículo 

Enquanto algumas empresas preferem solicitar modelos mais tradicionais, há também organizações que preferem receber currículos mais criativos e originais, a exemplo do vídeo-currículo.

Esse formato pode ser solicitado por empresas e instituições que trabalham com plataformas multimídia e proporciona um contato inicial mais pessoal com o interessado na vaga, assim como as práticas recentes de entrevista virtual.

O modelo consiste na gravação de um vídeo curto para a apresentação do candidato, seguindo a lógica da carta de apresentação, mas em outro formato.

Agora que você já conhece os principais tipos de currículo, inspire-se e faça o seu! 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para acessar nosso site e conferir mais artigos relacionados.

Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista,  gestão de pessoas e governança corporativa.