Data: 21/11/2012
Veículo: Portal Gestão e RH
Clique aqui para visualizar a notícia no portal.
Diretor de Recursos Humanos da CPFL Energia, Alfredo Bottone, lança livro sobre os caminhos para implantação de um RH influente em empresas de alta performance
A construção e a gestão de um setor de Recursos Humanos que influencie na estratégia da empresa e as questões relevantes para profissionais da área na atualidade são os temas tratados no livro Insights de um RH Estratégico, de Alfredo Bottone, diretor de Recursos Humanos da CPFL Energia, lançado pela editora Schoba.
A obra se propõe a orientar os caminhos de quem deseja ingressar ou avançar na construção de um RH Estratégico, escrita sob a ótica de um profissional que atua há quase 30 anos no mercado. Alfredo Bottone viveu a transformação do setor de RH no país, de uma estrutura meramente burocrática para um modelo de gestão de pessoas que influencia, a cada dia mais, o futuro das companhias.
A ideia do livro surgiu da vontade do autor em compartilhar insights pessoais. Aos poucos, o projeto cresceu e tomou a forma de um livro. “Não tenho, a pretensãode teorizar sobre os temas, mas apenas compartilhar com o leitor minha vivência na área, evidenciando algumas questões que julgo importantes de serem consideradas no universo da gestão de Recursos Humanos”, conta.
Para escrever o livro, o autor lançou mão de uma linguagem leve, acessível e bem humorada, que traduz conceitos teóricos em orientações práticas. Os temas abordados refletem questões vividas no dia a dia pelos gestores de recursos humanos nas empresas, como trabalho remoto, remuneração e incentivos, busca pela satisfação e equilíbrio no trabalho. Bottone situa o RH de uma empresa como promotora do ponto de equilíbrio entre os anseios dos trabalhadores e a sustentabilidade do negócio, trazendo uma atuação saudável para o ambiente corporativo.
O projeto do livro Insights de um RH Estratégico não termina com a publicação do livro. A intenção do autor, após compartilhar suas ideias, é colher de seus leitores, impressões e experiências dos que colocarão as ideias em prática, para que seja possível, no futuro, ampliar a obra.