Princípios e Valores da Governança Corporativa

Governança corporativa – princípios e valores

Imagem de uma equipe trabalhando juntos e sorrindo para simbolizar a gestão humanizada
Gestão humanizada: elevando a produtividade sem tolerar a mediocridade
17 de janeiro de 2024
Imagem de vários colaboradores em uma mesa de reunião conversando e uma mulher com a cabeça baixa para simbolizar a fofoca no trabalho
Conheça 6 atitudes para lidar com fofoca no trabalho
22 de janeiro de 2024

Governança corporativa – princípios e valores

governança-corporativa

A seguir estão alguns dos princípios e valores críticos para uma governança eficaz:

  • Transparência: A transparência é um componente importante da governança, pois ajuda a promover a confiança entre os acionistas de uma empresa. Um conselho de administração pode incluir transparência em suas políticas de governança realizando auditorias, divulgando relatórios de ganhos e fornecendo detalhes sobre suas atividades em intervalos regulares e predefinidos.
  • Segurança: A segurança da informação está crescendo como um princípio cada vez mais importante da governança corporativa no atual ambiente digital. O conselho de administração de uma empresa pode garantir aos acionistas que suas informações confidenciais estão seguras e, ao mesmo tempo, relatar regularmente sobre segurança.
  • Regras de direito: Este princípio se concentra em preparar regras, mostrá-las e documentar quando alguém as descumpre. As regras da lei para uma empresa podem ajudar a promover a responsabilidade e a transparência em sua governança.
  • Responsabilidade: A governança de uma empresa pode explicar e definir o nível de responsabilidade de seu conselho de administração. Por exemplo, se um conselho de administração tem o poder de nomear os principais executivos, sua governança pode definir este poder e explicar as condições da autoridade em seu estatuto.
  • Gestão de riscos: quando a gestão de riscos faz parte da governança de um negócio, ela aumenta a confiança de seus acionistas externos e partes interessadas. A análise regular de riscos e relatórios podem ajudar um conselho de administração a tomar melhores decisões sobre como administrar um negócio.
  • Justiça: A governança de uma empresa pode exigir a inclusão de elementos de justiça em todas as suas políticas. Isso significa que uma empresa exige tratar todos os seus acionistas da mesma forma.
  • Integridade: Incluir a integridade em todos os elementos da governança pode permitir que uma empresa ganhe uma reputação favorável e permaneça competitiva em seu mercado. A integridade também beneficia os acionistas ao demonstrar os valores e pontos fortes de uma empresa.
  • Responsabilidade: A responsabilidade garante que a administração de uma empresa seja responsável perante os membros do conselho da empresa, que respondem aos acionistas.
  • Ambiente de controle: Os procedimentos de controle interno, como sistemas de gerenciamento de desastres, estruturas de gerenciamento de riscos, comitês independentes de auditoria interna e técnicas de gerenciamento de mídia, são o foco do ambiente de controle.
  • Reconhecimento dos acionistas: Permitir que os acionistas selecionem um conselho de administração pode ajudar as empresas a reconhecer a importância dos acionistas na governança da empresa. Isso pode demonstrar aos acionistas que uma empresa os valoriza e também lhes dá controle direto sobre as operações comerciais.
  • Reputação: A reputação de uma empresa é muito importante. O preço das ações de uma empresa geralmente está fortemente correlacionado com sua reputação.
  • Independência: É importante que a administração tome decisões independentes, por isso é benéfico evitar conflitos de interesse.
  • Sustentabilidade: Sustentabilidade refere-se ao progresso que atende às necessidades das partes interessadas atuais sem arriscar a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades.