Um processo de recrutamento e seleção de pessoas pode, muitas vezes, se tornar oneroso e demorado. Não é uma tarefa fácil encontrar a pessoa ideal para ocupar uma vaga em uma empresa.
Todas as etapas do processo precisam estar alinhadas com a cultura organizacional e devem ser bem planejadas. Os candidatos devem ser avaliados sob a ótica de suas competências técnicas e comportamentais.
Um bom processo de recrutamento e seleção diminui os gastos com turnover, a rotatividade de colaboradores. Por isso, essa deve ser uma área estratégica da empresa, já que atrair e reter talentos é atualmente o bem mais valioso de uma organização.
Abaixo vamos apresentar alguns insights estratégicos para recrutamento e seleção de pessoas. Confira!
Recrutar bem não significa preencher vagas rapidamente, embora, algumas vezes, a agilidade também seja importante. Mas recrutar bem é contratar o melhor candidato para a vaga, com o perfil mais adequado para a função. Atualmente, falamos em recrutamento de resultado, que nada mais é do que recrutar com o máximo possível de assertividade.
1- Atração: atrair candidatos para a sua vaga começa muito antes de anunciar a vaga no jornal ou na internet. Construir uma imagem de marca forte é o que fará com que a empresa atraia excelentes candidatos.
2- Triagem: a segunda etapa é a triagem dos currículos recebidos. Hoje em dia existem ferramentas que aplicam filtros e agilizam esse processo. No entanto, mesmo assim, recomenda-se a análise do recrutador.
3- Seleção: a seleção é a fase na qual são executados testes e entrevistas para mensurar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos.
4- Contratação: por fim, o recrutador faz a proposta para o candidato para o candidato finalista e a área de recursos humanos efetiva a contratação.
A visão estratégica é fundamental para o recrutador. Além disso, alguns insights podem otimizar os processos de recrutamento e seleção.
1- Recrutamento interno: antes de abrir a vaga para o público externo, aposte no recrutamento interno. Para isso, é importante que a empresa tenha mapeado os talentos e aptidões de seus colaboradores. Esse processo é mais simples e rápido do que a abertura do processo seletivo e você ainda aproveita os talentos da empresa.
2- Redes sociais: não pense que as redes sociais são apenas passatempo. Algumas delas, como o LinkedIn, reúnem informações profissionais e é possível visualizar perfis de candidatos.
3- Bancos de dados: mantenha sempre um banco de dados atualizados com dados de candidatos e de seus próprios colaboradores. Há excelentes ferramentas no mercado para agilizar este trabalho e, assim, você poupa tempo e dinheiro.
4- Visão estratégica: o departamento de recursos humanos pode contar com ferramentas que otimizam o processo de recrutamento e seleção. Assim, os gestores podem se ocupar da visão estratégica da empresa.