O que são mapas mentais?
Tais ferramentas são muito utilizadas para realizar o registro de informações de uma maneira simples e também objetiva. Os mapas mentais foram sistematizados pelo psicólogo inglês, Tony Buzan.
Os mapas mentais simbolizam sistemas que foram muitos usados para a anotação de conteúdos que têm relação direta com a gestão de informações, o capital intelectual e o conhecimento. Tudo isso, com o objetivo de solucionar problemas e para memorizar e aprender requisitos inerentes ao assunto.
Ainda perguntando o que são mapas mentais? Vamos simplificar. Pense em uma árvore que tem muitos galhos. Esses galhos podem ser substituídos por informações que partem do mesmo eixo que nada mais é do que o tronco da árvore.
Essa ferramenta é chamada de inovadora, pois sua construção se dá da mesma forma que o cérebro funciona.
Segundo o criador, o cérebro consegue guardar com maior facilidade as informações quando elas estão sistematizadas por meio de desenhos simples e de palavras-chaves que resumem um conteúdo.
Depois de entender o que são os mapas mentais, vamos explicar para que eles servem. Essa ferramenta visa mostrar o maior número de detalhes possíveis o relacionamento do conceito com as informações que estão fragmentadas, pulverizadas e são difusas tanto no ambiente corporativo como operacional.
Sendo assim, o mapa mental visa ilustrar conceitos e ideias dentro de um contexto e de uma forma e estruturando os relacionamentos de efeito, causa, simetria e similaridade que existem entre os termos.
Isso serve para fazer com que os conceitos fiquem mensuráveis e palpáveis quando se objetiva conquistar objetivos específicos por meio de ações e estratégias planejadas.
O grande diferencial do mapa mental está no fato dele não ser uma anotação linear pura, fato que acontece quando anotamos em um caderno tudo o que acreditamos ser importante.
No entanto, o mapa mental veio para mostrar a diferença, porque ele surge no meio de uma folha, alcançando os lados, conforme os ramos de uma árvore.
O destaque do mapa mental está na possibilidade de raciocinar de forma simples a tema estudada ou o projeto que está sendo desenvolvida, pois ele faz com que o raciocínio seja feito de maneira radial e os ramos vão aparecendo de forma ilimitada.
Está fazendo uma visão sistêmica do seu negócio? Comece a usar mapas mentais, pois, por meio deles, sua empresa poderá estabelecer uma rotina diária, conseguirá identificar de forma clara oportunidades, estará apta a planejar o seu negócio, as ações de marketing e vendas, na área de recursos humanos e no gerenciamento de projetos.
Enfim, os mapas mentais cabem em todos os departamentos da sua empresa. Por isso, sua missão como gestor é colocá-los em prática o quanto antes, pois assim por meio deles será possível definir uma rotina para todos os dias, saber enxergar chances em que seu negócio pode crescer em todas as áreas.
Aposte na confecção de mapas mentais, mas para isso, definida de forma prioritária o tema ser abordado.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!