Quando devo contratar consultoria em Recursos Humanos?

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Quando devo contratar consultoria em Recursos Humanos?

profissionais se cumprimentando para fechar uma consultoria em recursos humanos

A gestão de pessoas é muito importante para a harmonia, colaboratividade e bom relacionamento em uma empresa. 

Para que uma empresa possa funcionar bem e ter resultados positivos, os objetivos dos colaboradores precisam estar alinhados ao dos empregadores.

A consultoria em Recursos Humanos é muito importante para criar estratégias que permitem melhorar o desempenho da equipe.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma consultoria em Recursos Humanos e quando ela deve ser contratada para ajudar a empresa. Confira!

O que é uma consultoria em Recursos Humanos?

A consultoria em Recursos Humanos pode ser contratada para assuntos especializados em estratégias de recursos humanos, tal como analisar o clima organizacional das empresas, focando na gestão de pessoas e nas relações interpessoais.

Esse serviço tem o objetivo de elaborar um diagnóstico do cenário atual, identificar quais são os processos que precisam de ajustes e então propor estratégias para melhorar o desempenho da empresa.

Ou seja, a consultoria traz uma visão externa do relacionamento entre funcionários e gestores, e cria um planejamento de RH estratégico para melhorar o ambiente de trabalho. Tudo isso alinhado à política da empresa e trazendo qualidade e benefícios para todas as partes envolvidas.

Entre as principais funções da consultoria de RH estão:

  • Diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados no RH, tal como usar a tecnologia para simplificar as atividades operacionais
  • Reavaliar o papel estratégico do RH na empresa e identificar oportunidades de melhor contribuir para a alta performance da companhia
  • Definir as soluções e melhorias que devem ser feitas para o cumprimento do papel de protagonista na gestão de pessoas
  • Estabelecer métricas para o RH compatíveis com o planejamento estratégico da empresa
  • Traçar caminhos para alcançar os resultados

Quando contratar uma consultoria em Recursos Humanos?

As empresas podem contratar uma consultoria em Recursos Humanos em casos de dificuldade ou quando há situações críticas envolvendo o relacionamento entre colaboradores e gestores, o que resulta em resultados negativos para os negócios.

Também pode acontecer das empresas contratarem a consultoria de forma prévia, sem ter nenhum motivo específico, mas sim para melhorar o desempenho da equipe e ter mais qualidade nos negócios.

Separamos abaixo alguns casos que podem ser levados em conta na hora de contratar uma consultoria:

  • Dificuldade para reter talentos e para desenvolver os colaboradores
  • Clima organizacional ruim
  • Baixa produtividade da equipe
  • Falta de motivação dos funcionários
  • Escolha e implementação de ferramentas adequadas de gestão
  • Implantação de uma nova política de RH que requeira alta especialização (avaliação de desempenho, remuneração estratégica, Código de Ética, gestão da diversidade, programa de responsabilidade social, etc.)
  • Detecção de novas oportunidades de mercado

Se você estiver procurando uma consultoria, nós podemos te ajudar! Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). 

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