Clima organizacional: o que é, como gerir e seu impacto nos lucros

Clima organizacional: o que é, como gerir e seu impacto nos lucros

gestora de RH
3 dicas para a gestão de talentos na sua empresa
9 de outubro de 2018
equipe unida
Ambiente de trabalho e seu reflexo na produtividade de colaboradores
30 de outubro de 2018

Clima organizacional: o que é, como gerir e seu impacto nos lucros

equipe produtiva

O clima organizacional possui grande influência na atuação e no desempenho dos colaboradores de uma organização. É por isso que gestores devem estar atentos à questão, de modo que a equipe se mantenha motivada e em constante busca de melhores resultados para o negócio.

O artigo de hoje explicará o que é o clima organizacional, qual a forma correta para geri-lo e qual é o impacto dele nos lucros de uma empresa.

Continue a leitura!

Entenda o que é o clima organizacional

O clima empresarial corresponde à percepção dos colaboradores de uma empresa, no que diz respeito ao ambiente de trabalho. O clima representa um conjunto de sentimentos vividos pelos colaboradores e as suas respectivas consequências no ambiente de trabalho.

Para o Sebrae, é a partir da conquista de um clima organizacional positivo, que uma empresa estabelece a base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentável, que possa habilitá-la a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial.

Afinal, como gerir o clima organizacional de uma empresa?

O gerenciamento do clima organizacional de uma empresa não é uma tarefa fácil. A questão exige planejamento, expertise e a condução de uma boa pesquisa de clima organizacional.

A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo principal a análise da organização como seu ambiente, verificando o estado de satisfação dos colaboradores de determinada empresa. Ela permite uma análise interna e externa, acompanha o comprometimento e o estado de satisfação dos colaboradores com a organização.

É a partir da pesquisa de clima que poderão ser elaboradas estratégias e ações para o gerenciamento de um melhor ambiente de trabalho, impactando positivamente na produtividade e na qualidade dos serviços.

Cada empresa deve avaliar os indicadores necessários para a sua pesquisa de clima. No entanto, podemos destacar:

  • Opinião dos colaboradores sobre o volume de trabalho, horários e distribuição das tarefas;
  • Satisfação em relação ao salário e benefícios recebidos;
  • Avaliação da comunicação interna da organização;
  • Compreensão do impacto da liderança;
  • Considerações sobre o espaço fixo da empresa, móveis, estrutura e objetos de trabalho.

O impacto do clima organizacional nos lucros de uma organização

Um bom ambiente de trabalho é essencial para garantir o engajamento dos colaboradores nas mais diferentes funções e alcançar altos níveis de produtividade. Por isso, um clima organizacional favorável proporciona mais chances de um melhor desempenho da empresa em questão.

Ao mesmo tempo que um colaborador influencia o clima organizacional da empresa onde trabalha, ele também é influenciado. Esse ciclo pode ser positivo ou negativo, dependendo do clima construído pela empresa.

Se ele for positivo, comportamentos construtivos podem ser ressaltados, gerando maior produtividade e qualidade de vida na rotina de trabalho. No entanto, caso o ciclo for vicioso, a empresa pode se cercar de comportamentos destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando profissionais e impactando negativamente os seus lucros.  

Então, gostou de saber mais sobre o clima organizacional? Se o artigo foi relevante para você, compartilhe em suas redes sociais!