Você sabe como vencer a procrastinação em seu trabalho, resolvendo todas as atividades que necessita em tempo hábil, mesmo que elas sejam complexas ou desagradáveis?
Não? Então acompanhe este post até o final, pois aqui você irá encontrar dicas muito importantes para não adiar mais suas tarefas, cumprindo seus prazos e melhorando seu desempenho e reputação no ambiente profissional.
Tenha em mente que, diversos problemas podem surgir para quem não busca vencer a procrastinação no trabalho, afetando sua saúde mental e trazendo dificuldades também para seus estudos e vida pessoal.
Continue a leitura e confira!
Antes de conhecer as dicas sobre como vencer a procrastinação no trabalho, é importante que você entenda de uma vez por todas do que se trata.
Como já mencionado, procrastinar tem relação com o ato de adiar a realização de tarefas que não gostamos ou então sentimos dificuldades de cumprir.
Quando fazemos isso, acabamos por sentir algo bom, mas que não passa de uma emoção momentânea, a qual posteriormente gera angústia, arrependimento e ansiedade, levando a outros sentimentos ruins.
No link a seguir, saiba mais sobre depressão no ambiente de trabalho.
E ao contrário do que muitos acreditam, ela tem total relação com a dificuldade de administrar nossas emoções, afetando diretamente nossa percepção de tempo, fazendo com que se tenha a sensação de que o dia foi mais curto.
Porém, o que acontece de fato é que, por adiar cada vez mais determinadas tarefas, os procrastinadores não percebem que o tempo foi passando, acreditando com isso que o dia não rende.
Lutar para que não se procrastine é muito importante, principalmente no momento em que vivemos, o qual gera situações conflitantes e um alto descontrole emocional.
Afinal de contas, somos constantemente bombardeados por uma série de informações relacionadas ao desemprego, às baixas oportunidades de crescimento profissional, etc., e também por pressões e estresse, tudo que pode levar a uma falta de vontade de produzir mais e com qualidade.
Veja então o que se pode fazer para evitar de uma vez por todas esse problema com você mesmo ou com sua equipe.
Agora que você já sabe como vencer a procrastinação no trabalho, o que acha de começar a mudar sua forma de trabalhar? Procure o autoconhecimento, pois ele poderá ajudar você a encontrar propósito em seu trabalho.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área.