Propósito no trabalho e qualidade de vida: entenda a relação

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Propósito no trabalho e qualidade de vida: entenda a relação

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Falar sobre propósito no trabalho é falar sobre motivação e sobre gostar das atividades profissionais que você realiza diariamente. É sobre querer transformar e melhorar o mundo a sua volta, encontrando realização na sua rotina. Mas, na maioria das vezes, nem sempre sabemos ou estamos alinhados com o nosso propósito.

Isso vale tanto para empreendedores quanto para colaboradores e chefes de uma empresa. É um conceito que se relaciona diretamente com a qualidade de vida e gestão do tempo, visto que quando a pessoa passa o dia trabalhando em algo que não lhe faz feliz, ela acaba chegando cansada em sua casa e “descontando” o seu estresse na própria família, por exemplo.

Trata-se da ideia de encontrar um objetivo central para a sua vida, o qual garantirá satisfação pessoal e profissional, além de bem-estar na sua rotina. 

Por que é importante ter propósito no trabalho?

Você possui um objetivo de vida definido e encontrou propósito no trabalho que você executa diariamente? Além disso, você sente prazer no seu ambiente profissional e percebe que os princípios da empresa onde você trabalha vão de encontro aos seus? Se não, saiba que estabelecer esses pontos pode fazer toda a diferença e promover qualidade de vida a sua rotina profissional e pessoal.

Inclusive, encontrar propósito no trabalho pode aumentar a sua produtividade e melhorar o clima organizacional de sua empresa, visto que um profissional motivado pode servir de exemplo e inspirar a sua equipe. Do contrário, pode-se resultar em um ambiente profissional tóxico.

Nesse sentido, é importante analisar bem o local que você vai trabalhar, visto que você passará a maior parte do seu tempo neste ambiente, convivendo com este grupo e partilhando dos mesmo ideais que essa organização. 

Outro ponto importante a analisar é a localização do seu emprego, será que vale a pena trabalhar em um local que seja tão distante de sua residência? Será que esse deslocamento não vai sugar a sua energia e deixá-lo desmotivado? 

Caso você decida encarar um emprego que seja longe de sua casa, é importante que você defina o propósito desta fase de sua vida, tendo em mente de forma clara e objetiva os pontos positivos que fizeram você aceitar essa condição, de forma constante. Uma ótima dica é aproveitar o tempo de deslocamento com leituras ou cursos online que agreguem o seu currículo e sua vida pessoal, por exemplo. Ou até mesmo, negociar alguns dias de home office na semana.

O investimento em autoconhecimento pode ajudar você a encontrar propósito no trabalho e a sua melhor versão como pessoa. Além disso, vale ressaltar que a inteligência emocional no trabalho é uma das principais competências do mercado atual. Uma mente feliz e criativa certamente vai promover bons resultados para você, sua empresa e a sociedade como um todo.

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!