A pandemia trouxe mudanças na rotina e na vida profissional de muitas pessoas, que tiveram que se adaptar a uma nova realidade e reinventar-se de muitas formas. Uma das questões evidenciadas foi o maior uso da tecnologia para trabalhar.
Afinal de contas, a maioria dos profissionais teve suas funções remanejadas para o estilo home office, o qual exige mecanismos avançados para comunicação, envio de arquivos, monitoramento das atividades, etc.
Afinal, com tantas mudanças, quais são as tendências que chegam para ficar no mercado profissional? Continue a leitura deste post e saiba qual o futuro do trabalho para este ano de 2022.
A seguir, vamos apresentar algumas tendências profissionais que devem seguir neste ano de 2022.
A pandemia fez com que grandes mudanças acontecessem no mundo, e uma delas foi a implantação do serviço remoto.
No entanto, com um certo controle da contaminação pelo vírus, muitas empresas optaram por permitir que seus colaboradores marcassem presença nos prédios ou escritórios de maneira presencial em dias específicos da semana, mês, etc.
Esse é o método de trabalho híbrido, ou seja, modalidade em que o funcionário cumpre atividades tanto em casa quanto na organização e que tem crescido cada vez mais nestes últimos dois anos.
Com esse modelo, os funcionários conseguem ser mais produtivos, ter mais qualidade de vida e proporcionar resultados mais satisfatórios para a empresa.
Seguindo basicamente o mesmo princípio do trabalho remoto ou híbrido está o anywhere office, ou seja, escritório em qualquer lugar, considerado como teletrabalho.
Esse modelo de trabalho proporciona grande flexibilidade e permite que os trabalhadores realizem suas atividades nos locais que preferirem, como bibliotecas, cafeterias, praças, salas de coworking, livrarias, etc.
Pode ser vantajoso manter trabalhadores em regime remoto, híbrido ou de anywhere office, mas, para isso, a empresa precisa contar com uma tecnologia avançada para a qualidade do trabalho e bem-estar dos funcionários.
Ou seja, é preciso utilizar sistemas, aplicativos ou softwares capazes de integrar usuários e possibilitar que eles atuem à distância.
Portanto, para um bom resultado, a empresa deverá investir em mecanismos de armazenamento em nuvem, em ferramentas para comunicação por mensagem, áudio e vídeo, para gerenciamento de horários e frequência dos trabalhadores, de itens em estoque, etc.
Uma equipe multigeracional é aquela em que se encontram tanto membros mais jovens e com alto conhecimento de ferramentas tecnológicas e inovadoras quanto aqueles mais velhos, com grande experiência de vida.
Além disso, outras características profissionais entram na jogada, a fim de promover uma grande diversidade e troca de ideias, gerando maiores benefícios tanto para a organização quanto para os colaboradores.
O futuro do trabalho também passa por apostar em estratégias inclusivas, que ofereçam espaço para jovens e também mais velhos prosperarem.
Você já deve ter notado que estes dois últimos anos foram caracterizados principalmente por uma maior flexibilidade no mercado de trabalho. Ou seja, os profissionais buscaram por alternativas com maior qualidade de vida e ao mesmo tempo sem perder a produtividade.
Por isso, as jornadas com horários flexíveis fazem parte do futuro do trabalho, afinal de contas, o que está em foco atualmente é a entrega e não o cumprimento de uma jornada pré-determinada.
Além disso, as organizações estão fornecendo cada vez mais autonomia aos seus colaboradores, deixando-os mais livres para criarem e produzirem.
O trabalho remoto é algo bastante visado nos dias de hoje, mas isso não fez com que os escritórios fossem extintos.
Uma grande parcela da população ainda atua em empresas no regime de economia compartilhada ou em escritórios coworking.
No caso, a economia compartilhada tem relação com o compartilhamento feito por pessoas e organizações, de seus bens e serviços.
Dessa forma, é possível ter custos reduzidos, além de permitir que haja um cuidado maior com o meio ambiente, pois se trata de uma ação sustentável.
Já o coworking trata-se de uma sala onde profissionais de diferentes áreas, funções ou empresas atuam em conjunto, proporcionando uma melhor rede de contatos.
Além disso, pode estimular a criatividade e fazer com que tenham mais conforto ou liberdade.
Ao longo deste conteúdo foi possível saber mais sobre as tendências previstas para o futuro do trabalho em 2022. Se você gostou deste conteúdo, confira também as 5 profissões em alta para 2022 disponíveis em nosso blog.
Caso queira compartilhar conosco sua opinião sobre o tema, não deixe de enviar seu comentário!
Se precisar de ajuda na regulamentação interna da empresa de uma dessas modalidades de trabalho, entre em contato conosco.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).