A análise SWOT é um modelo bastante empregado em empresas dos mais variados segmentos e o setor de RH pode encontrar diversos benefícios em sua aplicação.
Um planejamento estratégico é essencial para que as ações empregadas sejam aquelas de que uma organização realmente necessita, trazendo melhorias para sua cultura organizacional e para o dia a dia de trabalho.
Essa metodologia de planejamento pode ser uma excelente ferramenta para identificar o que pode ser melhorado na empresa e aplicar medidas efetivas para solucionar diferentes situações.
Para entender como funciona a análise SWOT e quais são as vantagens de aplicá-la na gestão de RH, continue a leitura!
A análise SWOT é nomeada a partir de uma sigla que corresponde às quatro etapas que estruturam o método.
Cada um dos momentos que compõem esse modelo correspondem a um ponto que deve ser analisado pela empresa, buscando compreender suas falhas e recursos:
Assim, a análise SWOT consiste em avaliar cada um desses pontos e, a partir de uma visão sistêmica da gestão de RH da empresa, encontrar caminhos para melhorar seu desempenho.
Um RH estratégico é parte fundamental do sucesso de uma empresa e de uma atuação eficiente para esse setor.
Ao analisar os pontos fortes e fracos da gestão, bem como as oportunidades e ameaças que devem ser levadas em consideração, torna-se possível planejar ações mais eficientes e capazes de solucionar os problemas enfrentados na organização, bem como aproveitar as oportunidades.
Além disso, ao identificar situações que antes poderiam passar despercebidas, a gestão pode contorná-las e focar em trazer avanços para o setor de RH.
Por fim, a análise SWOT é um elemento de grande importância em diversos momentos, indo muito além de um estudo pontual a respeito da organização.
Com base nos conhecimentos adquiridos durante a aplicação do método, é possível tomar decisões mais assertivas no futuro, com base na realidade vivenciada pela gestão.
De modo geral, a aplicação desse tipo de análise é bastante simples e intuitiva, pois cada uma das etapas pode ser cumprida a partir de perguntas simples como “quais são os pontos fortes da gestão de RH da empresa?”
Alguns exemplos de situações que podem ser identificadas ao longo desse processo são:
Estudar o cenário no qual a empresa está inserida e a atuação do RH na organização é o que permite realizar uma análise precisa e concreta, que contribua com a solução de problemas e promova melhores resultados.
Ao fazer um SWOT análise, o responsável pelo RH deve envolver seus pares de outras áreas, bem como parte dos profissionais da própria área, pois assim poderá refletir melhor o resultado do trabalho de acordo com a percepção dos clientes internos.
Agora que você já tem todas as informações de que precisa a respeito desse assunto, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.