Conheça 6 Atitudes para Lidar com Fofoca na Trabalho

Conheça 6 atitudes para lidar com fofoca no trabalho

governança-corporativa
Governança corporativa – princípios e valores
20 de janeiro de 2024
cybersegurança
Cybersegurança e a Inteligência Artificial Generativa 
25 de janeiro de 2024

Conheça 6 atitudes para lidar com fofoca no trabalho

Imagem de vários colaboradores em uma mesa de reunião conversando e uma mulher com a cabeça baixa para simbolizar a fofoca no trabalho

Falar do outro é hábito comum do ser humano e a fofoca no trabalho também é uma realidade que leva muitas vezes as lideranças e RHs criarem medidas para evitar a sua propagação.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em Riverside, publicada na CNN Health, indica que uma pessoa gasta em média 52 minutos do seu dia fofocando.

Para os estudiosos, a fofoca consiste em falar sobre alguém que não está presente e compartilhar informações, fatos e situações que não são totalmente conhecidas de quem está comentando. 

A pesquisa ainda aponta que, em média, as pessoas não usam de maldade ao fazer seus comentários, apenas documentam fatos da vida do outro.

Porém, para os estudiosos, 15% das fofocas envolvem julgamento negativo, o que contribui para gerar confusão, desconforto e outros transtornos nas relações, além de tensão organizacional e instabilidade na harmonia do grupo.

Continue a leitura e confira algumas dicas super úteis para você e sua equipe evitarem e lidarem com as fofocas no trabalho.

6 dicas para lidar melhor com a fofoca no trabalho

Praticamente todo profissional já passou ou presenciou alguma situação em que alguém foi vítima de comentários maldosos.

Nesse sentido, tanto o RH como a liderança do setor, e o profissional membro da equipe, devem buscar juntos meios para evitar sempre que possível os fuxicos mal-intencionados. 

Mas, afinal, como lidar com a fofoca no trabalho? 

1.Evite se envolver diretamente com esse comportamento

Uma forma de evitar a fofoca no trabalho é não se envolver e nem demonstrar esse tipo de comportamento.

Por exemplo, quando ouvir algum comentário sobre alguém, não demonstre interesse ou curiosidade sobre o assunto, nem reforce o comunicador e muito menos transmita a informação ouvida para outras pessoas, mesmo que ela seja verdadeira.

Evite também fazer qualquer tipo de pergunta ou comentário que dê uma conotação de fofoca.

2.Tenha cuidado para não fazer pré-julgamentos

Outra importante dica para lidar com a fofoca no trabalho é não acreditar em tudo que você ouve e evitar fazer pré-julgamentos sobre a pessoa citada.

Mesmo que você tenha presenciado alguma situação que possa comprometer um companheiro seu, sair falando para os outros colegas sobre que aconteceu não irá ajudar em nada, pelo contrário, causará mais constrangimento a ele.

Busque conversar isoladamente e tente compreender o que aconteceu e o porquê da atitude.

3.Promova um ambiente harmonioso 

A teoria diz que pessoas descontentes e ambiente de trabalho conturbado colaboram para as pessoas fofocarem mais. 

Quando líderes e colaboradores constroem uma relação de trabalho pautada na transparência e na harmonia da equipe, praticamente a fofoca no trabalho não existe.

Por isso, busque construir um ambiente harmonioso, baseado na confiança entre seus membros, no qual as pessoas possam expressar seus sentimentos sem medo de julgamentos, com a gestão humanizada.

4.Mantenha as opiniões equilibradas

Quando um membro da sua equipe vier com alguma fofoca no trabalho, evite colocar lenha na fogueira.

Muitas vezes, ao tecermos qualquer comentário a respeito, fortalecemos conceitos e opiniões erradas em torno de uma pessoa ou situação.

O ideal é contribuirmos para mantermos as opiniões e os ânimos equilibrados. 

5.Pense antes de falar

Ao ouvir qualquer fofoca no trabalho ou desejar fazer qualquer comentário sobre um colega seu, lembre-se da famosa frase de Sigmund Freud, o pai da psicanálise: o homem é dono do que cala e escravo do que fala.

Lembre-se que ao silenciar você evita que um ciclo de comentários em relação a alguém se inicie.

6.Reduza as queixas

Por vezes os colaboradores se habituam a queixarem-se da empresa dos companheiros de equipe. 

Uma forma de evitar a fofoca no trabalho é reduzir as queixas no ambiente corporativo usando comentários positivos.

Um estudo realizado na Universidade Estadual de Washington e publicado no LinkedIn mostra que falar bem de alguém, é benéfico para o comunicador. 

Ou seja, as pessoas que buscam ressaltar as coisas positivas dos companheiros de trabalho passam a serem bem-vistas pela equipe, porque exemplificam lealdade e boa índole. 

Agora que você sabe como lidar com a fofoca no ambiente corporativo, que tal continuar a leitura para conferir nossas dicas para desenvolver uma equipe de alta performance?

Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e do Curso de Formação de Conselheiros Consultivos, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor de livros, entre eles  “Insights de um RH Estratégico” e “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de vários artigos.  É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.