O business partner é um profissional capaz de melhorar a comunicação interna de uma empresa e contribuir com as atividades da gestão e do RH.
O conceito tem se popularizado nesse meio por gerar uma série de benefícios, que conseguem aprimorar o desempenho de uma organização como um todo.
Para entender o que é um business partner e como esse profissional pode impactar o RH de uma empresa, continue a leitura!
Business partner, ou parceiro de negócios, em português, é um termo que tem origem na década de 1980, a partir do trabalho de Dave Ulrich, um importante autor da área de RH.
A função desse profissional dentro de uma organização, segundo o próprio autor, é a de aproximar o setor de RH das áreas ligadas aos negócios, estreitando a comunicação entre esses departamentos.
As atividades de um business partner são similares às de um consultor interno, que trabalha na intermediação entre esses setores, cujo alinhamento é fundamental para que a empresa obtenha um bom resultado.
Suas tarefas envolvem:
Além de outras funções de grande relevância para o empreendimento como um todo, o business partner também é responsável por identificar necessidades de treinamento para unidades de negócios e necessidades individuais de coaching executivo, bem como participar da avaliação e monitoramento dos programas de treinamento para garantir o sucesso.
Afinal, como a presença de um business partner pode impactar o setor de RH?
A comunicação entre esse setor e os demais, seja em relação aos membros de diferentes equipes ou até mesmo à gestão da empresa, nem sempre é um processo simples.
Fatores como distância geográfica, no caso de corporações maiores, ou até mesmo o foco em atividades distintas podem se tornar empecilhos.
Nesse sentido, esse profissional é responsável por encarar a organização de modo sistêmico e compreender a maneira como todos os processos e departamentos se encadeiam para gerar um bom desempenho.
A partir dessa perspectiva, o business partner é capaz de promover melhorias em cada um dos setores envolvidos, além de também aproximá-los a partir de um alinhamento de seus objetivos e processos.
Identificar a necessidade de treinamento dos colaboradores, verificar se é preciso realocar funcionários ou propor políticas de alinhamento entre a área de negócios e o RH são todas funções que beneficiam esse setor.
Além de possuir conhecimentos sobre administração e gestão de pessoas, esse profissional também precisa ser capaz de adotar uma visão generalista da organização, para que possa contribuir com o desempenho de diversos setores.
Nesse sentido, algumas competências socioemocionais também se tornam muito valiosas, como é o caso da ética e de uma boa capacidade de comunicação.
Ao saber como se dirigir a cada um dos setores com os quais trabalha e compreender seus processos organizacionais, o business partner poderá aproximá-los e alinhar sua atuação na empresa.
Para mais informações sobre esse e outros temas, entre em contato com o consultor de RH Alfredo Bottone ou leia outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.