Ao iniciar um novo negócio, costuma-se estabelecer a missão, visão e valores da empresa. Se alguma organização deixou de fazê-lo quando começou a operar, não deve adiar a definição desse relevante tripé que estabelece, com clareza, o que a companhia quer ser e quais os valores que a norteiam para isso.
Estes três pilares demonstram uma empresa íntegra e com objetivos definidos. Além disso, eles são o alicerce para o Código de Ética. É importante também para que as estratégias estejam sempre alinhadas a eles e os gestores saibam para onde estão caminhando.
No entanto, muitas empresas passam despercebidas por esses conceitos, por acharem que se trata apenas de frases de efeito para colocar na parede.
Mas pensar estrategicamente nestes três pilares é importante para o êxito da empresa.
Vamos entender melhor o que são a missão, a visão e os valores de uma empresa e como defini-los? Continue a leitura e saiba mais!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é a missão, a visão e os valores de uma empresa.
A missão é a razão de ser da empresa, o seu propósito no mundo, sua razão de existir.
Por exemplo, a missão da multinacional Google é “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.”
Já a visão deve mostrar onde o empreendedor pretende chegar e normalmente envolve objetivos a longo prazo. É o sonho, mas que todos os esforços devem ser voltados para a realização do mesmo. É o ponto de chegada.
Como exemplo, a visão da marca Arcor: “Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.”
E, por fim, os valores são os princípios éticos que norteiam todas as ações da empresa. É importante ressaltar que a missão e os valores devem estar relacionados, pois os seus princípios devem estar atrelados ao propósito.
Por exemplo, a visão da empresa química e petroquímica Braskem é “ser a líder mundial da química sustentável.”
A importância de definir estes conceitos está no fato de que eles expressam o propósito do negócio. Uma empresa que não define o seu propósito e visa somente o lucro não terá bons resultados a longo prazo.
Estes três conceitos, juntos, devem resumir os objetivos da empresa e as estratégias para alcançá-los.
Definir os conceitos de missão, visão e valores de uma empresa não é uma tarefa simples, quando levada a sério.
Envolva sócios, gestores e todos que você considerar relevantes para o seu negócio.
Fique tranquilo quanto a pequenos ajustes com o tempo, se forem necessários. Muitas vezes, inicia-se um negócio mas, com o passar do tempo, percebe-se que é preciso fazer algumas mudanças.
Pense o que levou a criar a empresa e que diferença o negócio fará no mundo. Por que ele existe?
Isso definirá a missão, que é um dos conceitos mais difíceis de detalhar. Depois, pense nos seus objetivos para traçar a visão, onde se pretende chegar com a empresa. E, por fim, os valores, que podem ser, por exemplo, saúde, comprometimento, integridade, inovação, entre muitos outros.
Tenha metas e objetivos claros, de curto, médio e longo prazo. Mas lembre-se de estabelecer metas alcançáveis.
Os três conceitos – missão, visão e valores – irá formar a cultura organizacional da empresa que irá direcionar todos a chegarem a um lugar comum.
Após definir este tripé, fica bem mais simples definir o tipo de estratégia empresarial que será utilizada para alcançar os objetivos.
Por fim, segue um bom exemplo de missão, visão e valores de uma empresa conhecida por todos: Walt Disney;
Missão: “Alegrar as pessoas”.
Visão: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.”
Valores: “Não ceticismo. Criatividade, sonhos e imaginação. Atenção fanática aos detalhes. Preservação e controle da magia Disney.”
Se a sua empresa tiver interesse em definir essas importantes referências, bem como implementar um Código de Ética, navegue pelo site www.alfredobottone.com.br e se informe como contratar a consultoria especializada nessa área (RH Estratégico).