Como enfrentar os desafios da gestão de pessoas na pandemia

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Como enfrentar os desafios da gestão de pessoas na pandemia

duas pessoas trabalhando de mascara gestao de pessoas na pandemia

A pandemia do novo coronavírus fez com que as empresas tivessem que tomar medidas rápidas e eficazes em relação às formas de trabalho, com a intenção de proteger a vida de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, não parar suas linhas produtivas e ocasionar a falência dos negócios.

Um grande desafio que exigiu – e ainda está exigindo – que os profissionais de recursos humanos pensem em alternativas benéficas e assertivas tanto para a saúde das equipes quanto para a saúde das empresas.

Home office para cargos administrativos, revezamento de pessoal nas linhas de produção industrial, diminuição de jornada de trabalho mensal e salário para reduzir os custos das empresas e evitar demissões em massa são algumas das alternativas que estão auxiliando as empresas no enfrentamento da crise.

Continue a leitura para conhecer outras medidas de RH que podem auxiliar a gestão de pessoas na pandemia.

3 dicas de gestão de pessoas na pandemia

1 – Comunicação frequente e acompanhamento de resultados

A gestão de pessoas na pandemia é um processo determinante para o sucesso das empresas.

Nesse sentido, manter uma comunicação frequente com as equipes, acompanhar os resultados e o andamento dos processos, e estar aberto a ouvir os feedbacks de cada colaborador são atitudes essenciais que os profissionais de recursos humanos devem ter neste período de pandemia, principalmente em casos de contrato de trabalho home office.

São pequenos cuidados que impactam diretamente o desempenho das atividades de cada colaborador e a motivação profissional.

Como já comentamos aqui no blog, profissionais motivados conseguem entregar melhores resultados às demandas de suas empresas, contribuindo também com ideias criativas e servindo de incentivo para os seus colegas de equipe.

Atitudes que são determinantes para que as empresas se mantenham de pé mesmo em períodos de crise.

2 – Cuidar da saúde física e mental dos colaboradores

Outra dica importante para obter uma boa gestão de pessoas na pandemia é cuidar da saúde física e mental dos colaboradores.

E isso vale tanto para as equipes que estão atuando em home office quanto aquelas que precisam manter suas rotinas de trabalho no formato presencial.

O uso de máscaras, viseiras, álcool em gel e outros equipamentos de proteção pode conferir um desgaste maior aos profissionais no final do dia de um expediente presencial durante a pandemia, por exemplo.

Assim como o home office também pode configurar problemas emocionais nos colaboradores por conta do distanciamento dos colegas e da nova rotina de trabalho em casa que muitas vezes pode não ser tão tranquila para quem tem filhos pequenos, por exemplo.

Sem contar que muitos colaboradores também podem ter perdido entes queridos durante o período de pandemia e ficarem emocionalmente abalados por algum tempo.

Nesse sentido, promover acesso facilitado aos psicólogos e outros terapeutas ocupacionais pode ser uma boa dica de gestão de pessoas na pandemia, assim como demonstrar apoio emocional, promover happy hour virtual e oferecer suporte e cuidado em relação à qualidade do espaço/estrutura onde os profissionais que estão em home office atuam.

3 – Promover treinamentos e processos seletivos online

Os treinamentos EAD (ensino à distância) são ótimas dicas para os profissionais que estão atuando em home office se manterem atualizados e motivados em suas funções. 

E esses treinamentos EAD também podem ser utilizados pelos profissionais que trabalham presencial, visto que não se pode promover aglomeração de pessoas para treinamentos como no período antes da pandemia.

jovem usando notebook gestao de pessoas na pandemia

Além disso, a realização de processos seletivos online é outra opção de gestão de pessoas na pandemia que pode conferir economia às empresas e também mais qualidade ao processo, dispensando atividades operacionais e conferindo mais tempo para demandas analíticas.

Mesmo em casos de empresas que já voltaram a atuar no formato presencial, os processos seletivos online podem ser mantidos e conferir bons resultados às empresas.

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). 

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