Poucas pessoas sabem, exatamente, o dia do pagamento do 13º salário. Até mesmo os empregadores acabam tendo muitas dúvidas sobre o cálculo e as particularidades desse benefício. Que tal entender melhor como funciona o 13º salário?
Continue a leitura e tire suas dúvidas de empregado e empregador!
Todo o trabalhador que tem sua carteira de trabalho assinada, funcionários públicos e aposentados, têm direito ao 13º salário. Essa modalidade foi instituída no Brasil em 1962, através da Lei 4.090/62. Atualmente, esse direito está assegurado na Constituição Federal, no artigo 7º, inciso VIII, como segue: “VIII – décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria”.
Como o trabalhador tem um pagamento mensal estabelecido, mas cada mês tem uma variação no número de dias, ele recebe proporcionalmente no final do ano pelos dias trabalhados que faltaram.
O 13º salário é o valor correspondente a 1/12 avos da remuneração de cada mês trabalhado.
Ele deve ser pago em uma ou duas parcelas. A primeira parcela deve ser paga entre 1 de fevereiro e 30 novembro, e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. Se o empregador optar pelo pagamento integral, esse deverá ser feito até o dia 30 de novembro.
Na segunda parcela, contudo, também vem os descontos, sobre o valor total, como Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e INSS. Se o empregado paga pensão alimentícia, sendo esta devida inclusive sobre o 13º salário, o desconto ocorrerá igualmente na segunda parcela, mas sobre o valor total.
O recolhimento do FGTS, de responsabilidade do empregador (nenhum desconto ocorre para o empregado) ocorre igualmente na segunda parcela. O imposto de renda sobre o 13º salário incide exclusivamente na fonte, ou seja, na declaração de ajuste anual apenas deve ser informado o valor recebido e o desconto do imposto de renda.
O seu pagamento é proporcional ao tempo de serviço do empregado na empresa. Horas extras, adicional noturno e adicionais de insalubridade e periculosidade integram a base de cálculo do 13º salário.
Algumas questões são sempre motivo de dúvida quanto ao pagamento e como funciona o 13º salário, tanto por parte dos empregados, quanto dos empregadores.
Confira abaixo algumas das principais dúvidas de empregados e empregadores: