O que é escuta ativa? Veja como aplicar no ambiente de trabalho

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O que é escuta ativa? Veja como aplicar no ambiente de trabalho

Você considera a sua comunicação interpessoal boa? Sabe o que é escuta ativa e como ela pode melhorar a sua comunicação interpessoal?

A verdade é que a maioria das pessoas até fala bem, mas poucas escutam de fato. Antes mesmo da outra pessoa concluir a frase, já estamos interrompendo-a, não é mesmo?

Isso faz com que um diálogo não seja eficiente, pois o ouvinte não assimila verdadeiramente as informações.

No ambiente corporativo, a comunicação eficaz é essencial. É uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente.

Ficou interessado? Siga a leitura e entenda mais!

Entenda o que é escuta ativa

Uma comunicação interpessoal eficaz passa, obrigatoriamente, pela escuta ativa. Mas, afinal, o que isso significa?

A escuta ativa é uma técnica que consiste em estabelecer um diálogo eficiente entre o interlocutor e o ouvinte.

Nesse processo, é fundamental que o ouvinte compreenda e interprete as informações recebidas. É preciso demonstrar verdadeiro interesse pela fala do interlocutor, estabelecendo um vínculo com ele.

Como aplicar a escuta ativa no ambiente de trabalho

Em um ambiente corporativo, inúmeras situações carecem de uma escuta mais atenta. Seja em uma reunião, um feedback, um telefonema ou uma simples instrução para uma tarefa.

Quantas vezes um gestor se frustra por acreditar que um colaborador não tem a capacidade de seguir uma instrução simples? 

Isto pode ocorrer por não haver uma boa escuta, ou seja, o funcionário escutou a instrução, mas não compreendeu ou não assimilou-a por completo.

Confira algumas dicas para aplicar a escuta ativa no ambiente de trabalho e evitar o conflito interpessoal em equipes de trabalho:

  • Mantenha o foco: quando existir um diálogo, mantenha totalmente o foco no seu interlocutor. Evite distrações como celular, ligações ou conversas paralelas, pois elas interferem muito na qualidade da conversa.
  • Treine a mente: é muito comum estarmos conversando com alguém, enquanto a nossa mente viaja. Por isso, sempre que estiver em um diálogo, preste atenção nos seus pensamentos e sempre que surgir um pensamento inoportuno, coloque-o de lado e volte a atenção para a conversa.
  • Demonstre interesse: não apenas demonstre interesse, mas interesse-se verdadeiramente pelo diálogo. Reaja à mensagem, mantenha contato visual, mostre que está prestando atenção.
  • Interprete: escute na essência, tentando interpretar o que a pessoa está dizendo. Faça perguntas que possam confirmar que você entendeu a mensagem e também para obter mais informações.
  • Pratique a empatia: muito mais do que somente se colocar no lugar do outro, mostrar empatia é também suspender qualquer tipo de julgamento e conclusões precipitadas. Escute com atenção!

A escuta ativa, quando bem empregada, pode contribuir muito para melhorias no clima organizacional. Ela promove os relacionamentos, evita conflitos, gera confiança e melhora o trabalho em equipe, entre outros aspectos.