O trabalho de um gestor envolve muitos desafios. Atualmente, com as mudanças trazidas pelas novas formas de trabalho aceleradas com a pandemia (COVID-19), um dos grandes desafios dos líderes é compreender como liderar uma equipe em home office.
Desde o início da pandemia, com a necessidade de isolamento físico (o social foi suprido graças aos recursos digitais disponíveis) e a chegada de cada vez mais tecnologias inovadoras no dia a dia, as dinâmicas de trabalho foram consideravelmente alteradas.
Nesse sentido, o home office passou a ser mais comum, trazendo com ele o desafio de manter a empresa com um elevado grau de produtividade.
Para conhecer algumas maneiras de como liderar uma equipe em home office, continue a leitura!
O dia a dia de um gestor envolve diversas atividades que exigem muita atenção e dedicação.
Afinal, uma boa liderança faz toda a diferença no desempenho de uma equipe e nos resultados de uma empresa, sendo um fator fundamental para qualquer negócio.
Por isso, vale a pena conferir algumas dicas de como liderar uma equipe em home office e mantê-la produtiva e determinada.
Ser transparente é um elemento fundamental para toda gestão, especialmente para aquelas que lideram equipes em home office.
Uma comunicação clara e sincera auxilia na criação de uma atmosfera mais colaborativa na empresa, uma vez que cada membro do empreendimento compreende a situação e o andamento das atividades do negócio.
Dessa maneira, torna-se possível esclarecer como deve ocorrer a atuação de cada colaborador e quais são os objetivos a serem alcançados através de uma melhoria nesse desempenho.
Outro ponto fundamental para liderar uma equipe em home office com eficiência é alinhar os processos.
Uma vez que os membros da empresa estejam fisicamente distantes, é importante investir em uma comunicação regular e que tenha certa frequência, de modo que todos estejam engajados e alinhados na política da empresa.
Assim, realizar reuniões e manter contato entre os colaboradores é importante para que todo processo encaminhado no dia a dia de trabalho receba a ação necessária e conte com esforços conjuntos para ser colocado em prática.
Para isso, pode ser interessante investir também em canais de comunicação mais ágeis e em encontros periódicos.
Além disso, trazer feedbacks também é uma maneira de garantir que todos estejam cientes sobre seu desempenho e compreendam quais pontos de suas atividades podem melhorar, assim como aqueles que já geram bons resultados.
Uma das vantagens do trabalho presencial é a possibilidade de conversar pessoalmente e estar sempre próximo da equipe de trabalho.
No contexto do home office, é necessário estabelecer uma rotina de muita organização e planejamento, para que, mesmo à distância, a equipe saiba sobre prazos e produções.
Para liderar uma equipe em home office, é fundamental compreender a necessidade de manter as atividades organizadas de modo eficaz, para que todos estejam cientes a respeito dos prazos estabelecidos para as suas tarefas.
Tendo em vista o contexto do trabalho em home office, também é importante lembrar de utilizar a tecnologia a seu favor mais uma vez e investir em boas ferramentas de gestão.
Ferramentas funcionais podem trazer mais agilidade e assertividade para diversos aspectos da gestão, desde a organização e delegação de tarefas até a comunicação com os membros da empresa.
Gostou das sugestões de como liderar uma equipe em home office? Aproveite para acessar nosso site e conferir mais artigos relacionados.
Além disso, se quiser se aprofundar no assunto, adquira o livro “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”. Você poderá fazê-lo através deste link.
Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa.