Uma estratégia empresarial bem elaborada é capaz de levar uma empresa a alcançar os seus objetivos com maior rapidez e assertividade.
Não é novidade que o planejamento é fundamental para que qualquer negócio se mantenha no mercado atualmente.
No entanto, é comum que muitos gestores acabem cometendo equívocos na hora de montar uma bom plano, seja por falta de conhecimento, de prática ou mesmo porque simplesmente não elaboram de fato uma estratégia corporativa.
Logicamente que essa lacuna ocorre, muitas vezes, porque a própria direção da empresa não tem o hábito de colocar na rotina a elaboração do planejamento estratégico, definição de metas e um processo de acompanhamento dos resultados e correção de desvios.
Para que se tenha um referencial de um planejamento, é preciso que a empresa tenha uma clara definição de Visão e Missão.
Posto isso, há uma sequência lógica para um planejamento de alto nível numa organização, com o envolvimento da diretoria, gestores e algumas áreas que muito têm a contribuir com certas etapas, tal como a controladoria.
A sequência recomendada é: objetivos estratégicos (para os 5 próximos anos, alinhados com a visão e missão), objetivos táticos, objetivos operacionais e orçamento.
Negligenciar qualquer uma dessas partes do processo pode trazer consequências para a empresa, especialmente no que diz respeito à sua própria sobrevivência.
Mas, afinal, como montar uma boa estratégia empresarial? Continue a leitura e conheça 5 dicas de sucesso!
Estratégia empresarial são os passos que definem como a empresa pretende alcançar os seus objetivos. Para tanto, precisa definir quais são suas metas e quais caminhos pretende seguir para atingir os resultados esperados.
A estratégia corporativa, que deve ser elaborada pelos gestores da empresa, é importante porque, com planejamento, é possível pensar taticamente para se manter no mercado em constante evolução. Deve ser uma ação coordenada e integrada entre todas as áreas.
Poucas empresas que nascem de forma desordenada sobrevivem por muito tempo. Tanto para negócios que estão iniciando, quanto para empresas ativas, uma estratégia empresarial ajudará a prever os riscos e contornar possíveis conflitos.
Há diferentes tipos de estratégias, conforme os objetivos da empresa. O plano pode ser, por exemplo, de crescimento, de internacionalização, de alienação de parte dos ativos, de inovação tecnológica, de redução de custos, de estabilidade, entre outros.
Para escolher o melhor caminho, é preciso analisar o momento em que a empresa se encontra e, principalmente, quais são as suas metas a curto, médio e longo prazos.
Confira 5 dicas para que a sua estratégia empresarial tenha sucesso:
1- Estratégia X metas: muitas estratégias elaboradas pelas empresas são, na verdade, as metas. Uma estratégia é o que você vai fazer para alcançar determinada meta. Se a empresa define que meta é expandir a área de venda do produto em 20%, uma estratégia pode ser a criação de “x” postos de venda (direta ou em parceria) em localidades com densidade demográfica superior a determinado número
2- Comunique as metas e estratégias: os colaboradores devem conhecer as metas e podem estar a par das estratégias e, sempre que possível, do raciocínio por trás das escolhas dos gestores. Isso porque é muito mais fácil que as pessoas façam funcionar aquilo em que entendem e acreditam e isso se obtém com o engajamento delas.
3- Inclua as pessoas: sempre que for viável, inclua os colaboradores nos projetos, pois, assim, ganham uma percepção de pertencimento, de engajamento, melhorando a qualidade da estratégia. Não se esqueça de conhecer quem faz o que e reconhecer o alcance das metas e, principalmente, a superação delas.
4- Meça os resultados ao longo do processo: no planejamento, defina métricas claras, desafiadoras, mas alcançáveis. Estas devem ser acompanhadas durante o andamento do processo, mensurando a eficácia da estratégia e, consequentemente, mantendo os envolvidos motivados.
5- Torne a mudança um hábito: o motivo pelo qual muitas estratégias acabam não demonstrando o resultado esperado é que elas precisam alterar hábitos e comportamentos das pessoas, o que não é uma tarefa fácil. Por isso, faça com que a mudança seja rotina na sua empresa. Faça com que as pessoas saiam do piloto automático e repensem constantemente em seus processos e competências.