Os conflitos estão presentes em nossa vida cotidiana, seja na esfera pessoal, profissional, afetiva, social. Situações conflitantes acontecem com todas as pessoas, a todo momento. Mas como realizar uma administração de conflitos de forma inteligente?
Por que, então, algumas pessoas são mais tranquilas, enquanto outras parecem estar sempre à beira de um ataque de nervos? Isso ocorre porque algumas pessoas sabem lidar melhor com situações estressantes do que outras.
A maneira como você reage ao estresse é muito significativa: você grita, esperneia, fica com medo, não expõe suas emoções, age irracionalmente ou busca soluções?
No ambiente de trabalho, um pequeno mal entendido pode se tornar motivo para o início de um conflito. Saber lidar com eles de forma saudável e eficiente é, portanto, extremamente necessário para a manutenção saudável do ambiente organizacional. Mas, afinal, como realizar uma administração de conflitos eficiente no ambiente de trabalho?
A administração de conflitos é a arte de identificar, lidar e resolver situações divergentes entre pessoas. Nada mais complexo, não é mesmo?
Contudo, uma administração de conflitos eficiente pode ser extremamente positiva, pois motiva a busca por soluções para os problemas.
Confira algumas estratégias para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho:
1- Saída: uma das partes se retira do conflito. Porém, quando isso acontece, pode-se apenas estar adiando uma solução para o problema ou, pior, adiando um novo conflito.
2- Compromisso: as partes firmam compromisso de cada uma ceder um pouco. Conhecida como solução perde-perde.
3- Força: a pessoa com maior poder na relação toma a decisão para pôr fim ao conflito.
4- Apaziguamento: opta-se pela paz, o que é conhecido popularmente como “colocar panos quentes”.
5- Negociação: busca-se uma solução na qual cada um cede um pouco, porém, chegando a um acordo. É a solução ganha-ganha.
Todavia, para se determinar e adotar uma estratégia, é preciso conhecer as causas do conflito. E, ainda assim, o sucesso em uma determinada situação não é garantia de sucesso em outros momentos de conflito. Cada caso deve ser avaliado em seu momento.
Para isso, é importante seguir alguns passos: identifique a causa do problema, busque soluções e não culpados, fale e escute, mantenha o clima de respeito, coloque-se no lugar do outro e procure sempre pela solução ganha-ganha.
Conflitos mal administrados causam tensão no ambiente de trabalho e levam à improdutividade. Por isso a importância da administração eficiente para manter e elevar a produtividade nas empresas.
É importante salientar, contudo, que conflito é diferente de confronto. Em trabalhos em equipe é inevitável que se tenha opiniões diferentes e, no entanto, isso é saudável e ampliará a evolução de ideias.
Então, assim como conflitos mal administrados podem gerar improdutividade, o contrário também é verdadeiro. Novas ideias, diferentes visões e sair da zona de conforto geram conflitos, muitas vezes. Porém, se bem direcionados, podem ter uma conclusão positiva, contribuindo para a melhoria contínua e a produtividade da empresa.