Se você está procurando por uma colocação melhor no mercado de trabalho, já deve ter se perguntado como ser promovido e quais são os passos para chegar até o seu objetivo.
Para além de uma atuação consistente e um bom desempenho nas atividades exercidas no dia a dia de trabalho, é importante que o funcionário apresente outras características para se destacar entre a equipe e alcançar uma promoção.
Assim, há uma série de fatores aos quais é importante estar atento para que a gestão da empresa perceba seu potencial e decida promovê-lo.
Para conferir algumas dicas essenciais de como ser promovido, continue a leitura!
Alcançar maior estabilidade e prestígio profissional são objetivos comuns a muitas pessoas.
Por isso, muitos se perguntam como ser promovido e conseguir posições mais vantajosas em seu ambiente de trabalho, procurando evoluir na carreira e não se manter estagnado em cargos que não aproveitam todo o seu potencial.
Para alcançar essa meta, confira algumas dicas essenciais de como ser promovido.
Para conseguir cargos mais altos na hierarquia da empresa e tomar responsabilidade sobre atividades mais complexas, é preciso contar com uma formação que forneça os conhecimentos técnicos para isso.
Por isso, investir em cursos pode ser uma maneira interessante de contar com uma formação continuada, que permita se atualizar a respeito dos procedimentos desenvolvidos na área e contribuir de forma mais efetiva com o bom desempenho da empresa.
Busque referências de colegas que trabalham em outras empresas. Saiba qual o nível de conhecimento que eles têm, o que fazem para se desenvolver (exemplo: quais as fontes que se utilizam para o aprimoramento das funções exercidas).
Além disso, esse investimento também auxilia na criação de um currículo que se destaque entre os demais, aumentando as chances de sucesso ao se candidatar a um cargo superior ao seu.
O comprometimento e engajamento no trabalho começa com a pontualidade. Mas este é um detalhe, porque buscar, espontaneamente, a participação e colaboração é muito relevante, pois demonstra interesse e comprometimento com o negócio.
Se perceber que há algo que possa ajudar um colega de trabalho ou o próprio superior, sem que lhe seja solicitado, ofereça auxílio e faça-o com prazer.
Você também estará aprendendo algo a mais para o seu desenvolvimento e será um diferencial para ser notado positivamente.
Receber uma promoção depende diretamente de ser uma pessoa bem vista no ambiente da empresa, seja pelos gestores ou por colegas de trabalho.
Afinal, é preciso que outras pessoas vejam em você uma boa opção para ocupar um cargo de maior relevância no empreendimento, seja por ser uma pessoa profissional e qualificada ou por ser alguém aberto ao diálogo quando é necessário resolver conflitos.
Por isso, construir bons relacionamentos é também algo fundamental para quem quer entender como ser promovido.
Os feedbacks são uma ferramenta de extrema importância para o bom funcionamento de um local de trabalho.
Assim, quem está buscando uma promoção deve ter atenção redobrada às devolutivas que recebe a respeito de sua atuação, fortalecendo os pontos positivos e melhorando os aspectos que forem alvos de críticas/recomendações.
Além de melhorar a atuação do profissional de modo geral e aumentar as chances de uma promoção, essa atitude também é uma maneira de demonstrar comprometimento com a empresa.
Ser promovido é também um processo que pode levar algum tempo.
O fundamental é que o profissional continue aproveitando as oportunidades de demonstrar seu potencial no dia a dia de trabalho, procurando construir pouco a pouco as melhores condições para alcançar o cargo desejado.
Afinal, chegar ao emprego dos sonhos é um processo que exige dedicação e que se dá cotidianamente, a cada tarefa desenvolvida na rotina de trabalho.
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Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa.