As tecnologias empregadas no dia a dia de um profissional estão cada vez mais sofisticadas e, com a chegada dessa nova ferramenta, muitas empresas podem estar se perguntando como usar o ChatGPT.
Uma das aplicações possíveis deste recurso é a otimização de processos na rotina de trabalho do RH, considerando que o setor é fundamental para qualquer organização e que sua eficiência impacta diretamente o desempenho de todo o conjunto de um empreendimento.
Assim, aprender a usar essa ferramenta de forma eficaz e inteligente é uma tarefa importante para acompanhar a criação de novas tecnologias que podem deixar os procedimentos da área mais simples.
Para entender como usar o ChatGPT no RH da empresa, continue a leitura!
Criado pelo laboratório OpenAI, a ferramenta é uma forma de inteligência artificial que trabalha a partir do processamento de linguagem natural e funciona como um chatbot.
Assim, ao acessar o site do ChatGPT e fazer login, o usuário pode fazer perguntas ou pedir que ele realize algumas tarefas, o que pode ser divertido, mas também pode ganhar usos bastante úteis no dia a dia.
Vale lembrar que a ferramenta é gratuita, mas devido ao grande volume de usuários, foram criados alguns planos que podem ser assinados para ganhar prioridade em momentos nos quais a plataforma fica congestionada.
Ainda assim, saber como usar o ChatGPT pode ser um conhecimento importante mesmo para quem pretende utilizar apenas a modalidade gratuita.
Mas, afinal, como essa ferramenta pode ser aplicada no dia a dia do setor de Recursos Humanos? Confira algumas maneiras de como usar o ChatGPT no RH:
Uma das finalidades dessa inteligência artificial no RH é a análise de dados dos membros da empresa, o que pode ser bastante útil para realizar uma avaliação do desempenho dos colaboradores, por exemplo.
Considerando que a ferramenta trabalha com processamento de linguagem natural, também é possível aplicá-la à análise de mensagens trocadas entre pessoas da organização, buscando gerar melhorias na comunicação interna.
Existem muitos tipos de recrutamento e cabe a cada setor de RH analisar qual deles é mais apropriado para o contexto da empresa, tendo em vista o cargo que se pretende preencher e a cultura da organização.
Seja qual for o método escolhido, é preciso realizar uma triagem dos candidatos para descobrir quais são mais adequados para a vaga em questão, uma tarefa que pode ser facilitada pela inteligência artificial.
Ao aprender como usar o ChatGPT, é possível pedir que ele identifique palavras-chave relevantes para o cargo nos currículos enviados, por exemplo, ou solicitar que ele elabore testes que serão aplicados para identificar determinados requisitos.
Assim, a partir dos avanços já observados no processo de admissão digital, é possível ir além e otimizar ainda mais essa tarefa.
Uma pesquisa de clima organizacional é parte importante da rotina de uma empresa, para que melhorias possam ser feitas com o objetivo de deixar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
O ChatGPT pode ajudar não apenas a elaborar as questões que compõem essa pesquisa, mas também analisar as respostas dos colaboradores, identificando alguns termos que indicam sua opinião a respeito do assunto.
Agora que você já sabe como usar a ferramenta, continue por aqui e entenda o que é o departamento pessoal e qual sua relação com RH!
E se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre esse assunto, entre em contato com Alfredo Bottone.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e em Curso de Formação de Conselheiros, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.