O Dia do Administrador de Empresas é a data ideal para relembrar a importância desse profissional e homenagear sua participação no sucesso das organizações.
Administrar é uma tarefa essencial para todo empreendimento, determinando muitos dos caminhos tomados por um negócio e gerando impactos tanto no desempenho da empresa quanto na rotina de trabalho dos colaboradores, bem como junto aos demais stakeholders.
Por isso, conhecer a origem dessa data permite compreender melhor a relevância da atuação dos administradores no contexto das organizações.
Para saber mais sobre o Dia do Administrador de Empresas e a importância desse profissional, continue a leitura!
Além de prestar homenagens e agradecimentos, o Dia do Administrador de Empresas também é a data perfeita para se informar mais a respeito dessa profissão.
De modo geral, as atividades de um cargo de administração envolvem gerir os processos executados na organização, possibilitando que todos os procedimentos funcionem bem em conjunto e tragam bons resultados para a empresa.
Para isso, o profissional atua em diversas frentes, guiando o planejamento anual e o planejamento estratégico do empreendimento, identificando falhas e elaborando soluções que resolvam quaisquer quadros negativos para o seu desempenho, bem como identificando novas oportunidades para a organização.
Assim, trata-se de um cargo que tem o compromisso de conseguir o bom funcionamento de todas as atividades do negócio, contribuindo para um conjunto mais harmonioso de processos e manutenção de princípios como a ética no ambiente de trabalho.
O Dia do Administrador de Empresas surgiu há muitos anos, na década de 1960, três anos após a criação da Lei nº 4.769/65, assinada em 09 de setembro de 1965, no mesmo dia escolhido para a comemoração da data.
A escolha foi motivada pelo conteúdo da lei, que regulamenta a profissão e deu início à obrigatoriedade de formação superior para atuar na área, em cargos de administração de organizações.
Nesse sentido, além de oficializar o papel desempenhado por esses profissionais, a legislação também foi essencial para que pudessem ser estabelecidos pisos salariais e outros direitos trabalhistas àqueles que atuam nesse ramo.
Assim, a própria criação do Dia do Administrador de Empresas foi uma maneira de celebrar a institucionalização da profissão, que trouxe melhores condições de trabalho para os profissionais da área.
A criação do Dia do Administrador de Empresas demonstra também a importância desse profissional, cuja atuação tem reflexos que impactam toda a organização.
Um bom planejamento (operacional, tático ou estratégico), que acompanhe as atividades de cada equipe da empresa e elabore medidas eficientes para trazer melhores resultados, é capaz de gerar motivação para os membros da empresa, criando um ambiente organizacional mais produtivo.
Outro aspecto importante da função do administrador é o conhecimento acerca do contexto em que a empresa está inserida, conhecendo as características mais valorizadas no mercado e estimulando-as entre os colaboradores. Questões como inovação e ESG, por exemplo, devem, obrigatoriamente, estar na agenda do administrador.
Assim, a atuação desse profissional, como um todo, é o que proporciona que os demais membros de uma organização dediquem seu foco e esforços às suas atividades, promovendo um funcionamento mais eficiente de cada setor.
Dessa maneira, cada funcionário pode fazer sua parte, contando com a competência de um administrador para tomar conta de aspectos gerais do funcionamento da empresa.
Gostou de saber mais sobre o Dia do Administrador de Empresas? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, continue por aqui e entenda o que é e como funciona o outplacement.