Veja a Importância de Implementar a Educação Corporativa nas Empresas

Veja a importância de implementar a educação corporativa nas empresas

Dia do Profissional de RH: conheça as tendências para 2023
3 de junho de 2023
O que é PDI: veja exemplos para sua empresa implementar hoje mesmo
23 de junho de 2023

Veja a importância de implementar a educação corporativa nas empresas

A educação corporativa é um dos pilares de qualquer empresa que deseja engajar suas equipes na busca por melhores resultados.

Essa prática está ligada não apenas ao aprimoramento das habilidades individuais dos colaboradores, mas também dos processos da própria organização e da maneira como ela se estrutura.

Assim, esse tipo de formação pode fazer uma grande diferença na atuação de todos, incluindo colaboradores e lideranças, que devem estar sempre em busca de um desempenho ainda melhor.

Para entender melhor o que é a educação corporativa e qual a sua importância, continue a leitura abaixo!

Qual a importância da educação corporativa?

Toda empresa tem pontos fortes e fracos, algo que pode ser comprovado por metodologias como a análise SWOT ou mesmo por uma simples avaliação de desempenho.

Assim, sempre existem aspectos que podem ser melhorados para estruturar o trabalho de toda a equipe com maior qualidade, seja por meio do aprendizado de novas técnicas e procedimentos ou por formações que permitam alinhar objetivos.

É nesse cenário que entra a educação corporativa, um processo fundamental para a criação de um time qualificado e preparado para lidar com as mais diversas demandas da empresa.

Principais diferenças entre treinamento e educação corporativa

Quando falamos nesse tipo de capacitação, muitas pessoas costumam associá-la com os treinamentos. De fato, eles podem parecer similares, mas apresentam algumas diferenças importantes.

Uma delas é que o treinamento está muito mais voltado para o desenvolvimento de habilidades bastante específicas e de natureza individual, enquanto a educação corporativa busca trabalhar aspectos mais abrangentes, voltados às necessidades coletivas da organização.

Por esse motivo, o primeiro costuma ser direcionado somente aos colaboradores, enquanto a segunda é aplicada a todos na empresa, incluindo a gestão e lideranças.

Isso não significa que o treinamento não traga benefícios para o empreendimento, mas a educação corporativa proporciona um aprendizado que pode contribuir mais com o avanço da empresa e com o alinhamento das equipes.

Benefícios de implementá-la na sua empresa

Um dos principais benefícios de implementar esse processo na empresa é a retenção de talentos gerada por ele, uma vez que os colaboradores passam a se sentir mais valorizados no ambiente em que atuam.

Isso está associado ao investimento que deve ser feito pela organização para adotar essa prática, bem como à percepção de que há um esforço por parte do empreendimento em ajudar seus times a avançarem em sua atuação profissional.

Outro ponto importante é o aumento da produtividade, uma consequência direta desse investimento, já que diversos aspectos do trabalho das equipes podem ser melhorados.

Isso envolve tanto a disseminação de conhecimentos técnicos e atualização de procedimentos quanto questões mais sutis, como uma melhoria na gestão de tempo, criação de novos canais de comunicação ou simplesmente uma adesão maior à cultura organizacional.

Por fim, é interessante notar que, ao tornar a educação corporativa parte da rotina da empresa, os colaboradores passam a adquirir mais autonomia na realização de suas atividades e sentem-se mais livres para pensar em soluções inovadoras e criativas.

A partir do conhecimento adquirido, todos podem contribuir continuamente com a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, com a obtenção de melhores resultados.

Para mais informações sobre esse e outros temas, entre em contato com o consultor de RH Alfredo Bottone ou leia outros conteúdos relacionados em nosso blog.

Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.