O surto de coronavírus acabou impactando diretamente no mercado de trabalho e, consequentemente, milhares de pessoas perderam seus empregos formais. Sendo assim, a principal dúvida do momento é: como solicitar seguro desemprego na pandemia?
É com este benefício que a população brasileira que foi demitida sem justa causa conseguirá pagar, pelo menos em parte, suas despesas mensais enquanto estiver fora do mercado de trabalho.
Além disso, esta quantia poderá auxiliar os trabalhadores dispensados de seus empregos na conquista de novas colocações profissionais no mercado, os quais precisarão gastar também com deslocamentos para realizar entrevistas, imprimir currículos e realizar cursos, por exemplo.
Continue a leitura e entenda!
Para solicitar seguro desemprego na pandemia é necessário acessar o portal gov.br, preencher um formulário com seus dados de identificação, os dados do seu vínculo empregatício e anexar a documentação exigida.
O trabalhador CLT pode solicitar o recebimento do seguro desemprego entre 7 e 120 dias após a data de demissão, sendo que esse período pode variar conforme categorias de trabalho específicas.
Após realizar a solicitação, é possível acompanhar a liberação do seguro desemprego pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. São nestes canais que o trabalhador conseguirá verificar o valor e a quantidade de parcelas que receberá, bem como as datas de liberação do benefício.
Cabe ressaltar que o recebimento do valor do benefício poderá ser feito das seguintes maneiras:
Além disso, aqueles que preferirem tirar suas dúvidas sobre como solicitar seguro desemprego na pandemia por telefone, podem ligar para o número 158 (ligação gratuita através de telefones fixos em todo o país).
Demissões podem gerar tristeza e incertezas em um primeiro momento, mas é ideal encarar a situação como um período de reflexão e aproveitar para fazer uma autoavaliação sobre a sua vida profissional e seus propósitos pessoais de vida.
Para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho com mais rapidez, é preciso atualizar o seu currículo e seu perfil no LinkedIn, afinal, eles são o seu cartão de visita para o mercado de trabalho. Aqui, é importante listar todas as suas experiências, habilidades e competências.
Além disso, o networking é fundamental para conseguir indicações e, possivelmente, recolocar-se no mercado profissional de forma mais rápida.
Outra dica importante é aproveitar este período fora do mercado de trabalho para fazer cursos e especializar-se! Neste momento de pandemia, principalmente, existem muitos cursos e treinamentos EAD (Ensino à Distância) gratuitos disponíveis na internet.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!