Como trabalhar a recolocação profissional do empregado recém demitido?

Como trabalhar a recolocação profissional do empregado recém demitido?

três pessoas sentadas esperando seleção de pessoas
Seleção de pessoas: como desenvolver uma entrevista
2 de agosto de 2019
perdão tácito 3 colegas discutindo em frente ao notebook
O que é perdão tácito e como ele se relaciona com a justa causa CLT?
12 de agosto de 2019

Como trabalhar a recolocação profissional do empregado recém demitido?

dois empregados apertando as mãos e conversando sobre recolocação profissional

A maioria das demissões é um evento traumático, pois não representa somente a quebra de um contrato, mas a perda do sustento ou a descontinuidade de alguns sonhos. E, ainda, a preocupação com a recolocação profissional. 

Por isso, muitas empresas têm trabalhado no sentido de humanizar as demissões e uma das premissas desta humanização é oferecer apoio ao empregado recém demitido.

Assim, alguns empregadores oferecem assistência para que o empregado demitido possa se recolocar no mercado de trabalho.

Quer saber mais? Siga a leitura e veja como trabalhar a recolocação profissional do empregado recém demitido.

O que é recolocação profissional?

Após absorver a demissão, é chegada a hora do profissional recolocar-se no mercado de trabalho. Mas o que significa, afinal, a recolocação profissional?

Muitas pessoas confundem a recolocação com a transição de carreira. Embora sejam conceitos distintos, eles podem, em algumas situações, estarem interligados.

A transição de carreira pode ocorrer em qualquer momento, não necessariamente quando há uma demissão. Porém, é bastante comum que ela aconteça também neste momento.

Isso porque, após ser demitido, muitas vezes, o trabalhador passa a repensar sua carreira e suas escolhas.

Por isso, este é o momento ideal para fazer uma reflexão e uma autoavaliação tanto quanto à sua vida profissional, quanto aos seus sonhos e propósitos de vida.

Assim, independente de mudar mudar de carreira ou seguir na mesma área, esta é a hora de se recolocar no mercado.

Confira algumas dicas:

1- Currículo: turbine o seu currículo, ele deve mostrar exatamente quem você é e o que espera da sua carreira. Ele precisa ser o seu cartão de visitas para o mercado de trabalho.

2- Atualização: essa é a hora de aperfeiçoar as suas habilidades e competências. Faça cursos, especialize-se! Há muitas oportunidades de se manter atualizado, inclusive a baixo custo ou mesmo gratuitamente em órgãos do governo.

3- Networking: aproveite os contatos que você fez enquanto estava no mercado de trabalho e mantenha-os ativos. Fazer networking é fundamental para quem pretende se recolocar no mercado profissional.

Como a empresa pode auxiliar o empregado recém demitido

Embora não tenha, necessariamente, essa obrigação, a empresa pode auxiliar o empregado recém demitido. Ofereça apoio e assistência para que o colaborador consiga se recolocar no mercado de trabalho.

Atualmente, está em voga o conceito de Outplacement. Você já ouviu falar? Trata-se de um serviço que tem como objetivo ajudar o profissional a se recolocar no mercado de trabalho.

O Outplacement, normalmente, é um serviço contratado justamente pela empresa que demite o funcionário. O objetivo é oferecer apoio e assistência nesta fase de transição e incertezas.

Esse serviço não significa somente recolocação, ele pode também auxiliar o recém demitido em uma transição de carreira ou também na abertura de seu próprio negócio.

As empresas que contam com esse serviço têm muito a ganhar, pois a valorização dos recursos humanos traz muitas vantagens competitivas.

A humanização das demissões das empresas como um todo passa por trabalhar a recolocação profissional do empregado recém demitido.