Entenda o que é Metaverso e as profissões que vêm com ele

Entenda o que é o Metaverso e as profissões que vêm com ele

O aprendizado contínuo, ao longo de toda a vida é parte do conceito de lifelong learning
O que é Lifelong Learning? Saiba mais sobre esse conceito
16 de março de 2022
Os princípios de ESG e a relação com as práticas de trabalho
1 de abril de 2022

Entenda o que é o Metaverso e as profissões que vêm com ele

o Metaverso trará com ele novas profissões

O Metaverso vem atraindo atenção dos mais diversos públicos, desde seu lançamento em 2021, e promete revolucionar a maneira como os seres humanos interagem em um espaço virtual.

Mas afinal, o que é o metaverso e como será o espaço de trabalho e as profissões dentro dele? Quais são as novas possibilidades? Como será o futuro do trabalho? Vamos discutir nesse artigo.

O que é o Metaverso?

O metaverso é um espaço virtual onde o mundo físico e o mundo virtual encontram-se e conectam-se, produzindo uma realidade além da que conhecemos hoje.

Para ilustrar, basta pensarmos que é necessário a utilização de óculos de realidade virtual para acessarmos o Metaverso. 

Sendo assim, ele existe no mundo virtual como uma extensão do mundo físico, mas com suas peculiaridades e diferenças.

Com a chegada dessa nova tecnologia, existe a necessidade de adaptação do trabalho e das profissões para o desenvolvimento de melhorias e novas habilidades.

Como existem profissões no metaverso?

Na realidade atual, existem times e empresas de engenharia que se dispõem a criar e desenvolver tecnologias para a construção de prédios ou qualquer outra edificação.

Da mesma forma, no Metaverso também é necessário ter profissionais preparados para construir e melhorar a experiência do usuário dentro do universo digital.

Além disso, com as peculiaridades do universo, novas profissões surgem para suprir a demanda criada pelo metaverso.

Algumas empresas já convivem no espaço do metaverso e demonstram como é possível recriar um ambiente empresarial mantendo o modelo de home office.

Ou seja, criam um espaço de convivência onde exista a cultura organizacional, mas em um ambiente completamente digital. 

Quais podem ser as profissões do futuro no metaverso?

Enquanto estamos no começo dessa realidade virtual, existem demandas que podem ser supridas com profissões já existentes, como os designers de experiência, desenvolvedores e áreas relativas a software e hardware.

Contudo, com o avanço do metaverso, será possível que novas profissões sejam criadas para atender especificamente às necessidades desse universo digital.

Logo, como definimos acima, o metaverso é uma extensão do que vivemos, mas em uma realidade virtual. 

Isso pode nos mostrar que algumas profissões, de certa forma, serão ‘copiadas’ no metaverso ao mesmo tempo que adaptadas à realidade virtual da plataforma. 

Portanto, os profissionais que pretendem desenvolver uma carreira no metaverso devem se atualizar para acompanhar as necessidades do novo mercado.

Acesse o link a seguir e confira 5 profissões em alta para 2022

Então, vamos citar algumas carreiras que podem existir no futuro do metaverso:

Desenvolvedores de avatares

Desenvolver e personalizar os avatares exige conhecimento de 3D, programação, noções de design e realidade aumentada. 

É uma das novas funções que podem aparecer, uma vez que será necessário que as pessoas sejam representadas no metaverso.

Pesquisadores de metaverso

No mundo digital, a maioria das ações não evoluem sem os dados necessários. 

Portanto, pode ser necessário pesquisadores para lidar com os dados gerados no metaverso e integrá-los de maneira inteligente para a geração de anúncios, jogos e outros aspectos. 

Direção de eventos

Os encontros virtuais farão parte da rotina dos avatares no mundo virtual. 

Dessa forma, será necessário ter profissionais capacitados para criarem um ambiente de eventos que seja imersivo e que tenha conhecimento sobre a natureza humana. Mais uma vez, unindo os dois mundos.

Influencer 

A Lu da Magalu é um exemplo de influencer digital no mundo real. Contudo, com a expansão das empresas e dos usuários no metaverso, essa profissão ainda será necessária e exigirá uma série de profissionais capacitados, com competências em inteligência artificial e conhecimentos de psicologia e cultura. 

Gestores financeiros

Com os NFTS (Non-Fungible Tokens)  e as criptomoedas, a gestão financeira pode ser necessária no metaverso, uma vez que será possível construir e expandir o patrimônio e propriedades nesse ambiente.

Logo, ter conhecimentos do mercado financeiro, metaverso e mercado imobiliário podem auxiliar nesses possíveis empregos. 

Metaverso e suas profissões, estamos preparados? 

Assim como a ascensão do uso de smartphones trouxe mudanças para a vida das pessoas, o metaverso também poderá trazer e será necessário nos adaptarmos às mudanças.

Além disso, inúmeras profissões podem acompanhar o crescimento do metaverso e se beneficiar disso.

Portanto, entender o que é o metaverso e as profissões possíveis abre um leque de possibilidade e tempo de preparação para aqueles que pretendem investir nele. 

Gostou destas informações sobre o que é o metaverso? Então, leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área! 

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).