Você já parou para pensar sobre os efeitos da inteligência artificial no mercado de trabalho?
Há quem diga que ela está tirando o espaço dos seres humanos nos ambientes profissionais, mas vale destacar que ela pode ser também uma grande aliada nas rotinas de trabalho, servindo de apoio às tarefas que exigem habilidades empáticas, sociais e de inteligência emocional no trabalho, como áreas da saúde, artísticas e educacionais, por exemplo.
Já as profissões que exigem atividades repetitivas são as mais propensas a serem substituídas por máquinas e sistemas robotizados, como os atendentes de call center, consultores financeiros e outras atividades que seguem rigidamente scripts pré-definidos em seus trabalhos diários.
Nesse sentido, os profissionais de RH precisarão desenvolver novas metodologias para recrutar e gerenciar equipes de forma híbrida, conciliando o trabalho humano e o uso de máquinas. Uma tarefa que demanda de uma redefinição das funções atuais e a acomodação de novos cargos e atribuições dentro das empresas.
Ou seja, não significa que a inteligência artificial vai aumentar o desemprego, mas sim criar novas profissões e configurar novos perfis profissionais. Sendo assim, investir em qualificação na área pode ser um diferencial para os profissionais atuais.
Veja no link a seguir quais são as principais competências profissionais da atualidade.
Não se pode somente pensar que a inteligência artificial veio para aumentar o nível de desemprego nos países, mas sim nas inúmeras vantagens que essa tecnologia pode trazer aos nossos dias e a nossa sociedade como um todo.
Inclusive, neste período de pandemia de coronavírus, pode-se dizer que a inteligência artificial no mercado de trabalho foi determinante para manter muitas empresas de pé por conta do isolamento social, dando suporte a diversas demandas políticas, financeiras e científicas.
Outra situação que pode ser mencionada como vantajosa e que tornou o trabalho dos profissionais de RH, por exemplo, mais simplificada, foi a criação das plataformas de cadastramento de currículos, a qual dotou-se de inteligência artificial para arquivar e categorizar currículos, facilitando a análise de dados e ainda colaborando com o meio ambiente.
Conforme reportagem do Jornal Nacional, publicada no site G1, sobre os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho, “uma plataforma digital inteligente simplificou o processo de seleção de candidatos a vagas na Embraer. Há pouco, 17 mil pessoas mandaram currículos para a empresa. A plataforma não perde tempo. Conforme o gerente de Recursos Humanos da empresa, um robô consegue perguntar para o candidato as perguntas mais pertinentes para que ele passe para próxima etapa ou não. Antes da implementação da ferramenta, a cada dez candidatos convocados, dois eram selecionados para a etapa de entrevista. E, depois da implementação da ferramenta, a cada dez candidatos selecionados, sete seguem para a próxima etapa, que é a etapa de entrevistas. Então, se obteve uma melhoria clara na assertividade e no perfil dos candidatos através do uso desse tipo de tecnologia”.
Ou seja, a inteligência artificial veio para agregar valor às demandas profissionais, otimizando o tempo e garantindo inovação aos processos.
Confira no link a seguir como melhorar a gestão do tempo e a produtividade no trabalho.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área.