Você enviou o currículo para uma empresa, foi selecionado para fazer uma entrevista e, ao final desta, o recrutador lhe diz que dariam um retorno, tanto positivo, quanto negativo. Mas isto nunca acontece. É a falta do feedback de processo seletivo.
Esta situação lhe parece familiar?
Segundo pesquisas apresentadas pelo site G1, 91% dos candidatos não recebe resposta sobre a sua participação em uma entrevista de emprego.
Ou seja, esta situação já se tornou corriqueira. De um lado, o candidato cheio de expectativas sobre a vaga em questão. Mas, de outro, a empresa e o recrutador tentando encontrar o profissional certo em tempo recorde.
Ficou interessado? Siga a leitura e saiba mais sobre o feedback no processo seletivo, como e por que dar retorno aos candidatos.
Mas, afinal, o que é o feedback? O feedback no processo seletivo é o retorno que o candidato recebe da empresa, após participar de seleção de pessoas, seja ele positivo ou negativo.
O feedback positivo, obviamente, sempre ocorre, afinal, a empresa precisa comunicar ao candidato que ele foi o escolhido para a vaga em questão.
Mas todos os outros candidatos que participaram do processo seletivo ficam aguardando uma resposta que, via de regra, nunca chega.
O feedback no processo seletivo é uma questão ética e pode ser o primeiro contato do profissional com aquela empresa. Se ela já falha no início, quem dirá no fluxo de comunicação e operações do dia a dia.
Pode ser que muitas empresas não tenham condições físicas, de tempo e de empregados, para ligar ou mandar um e-mail para todos os candidatos. Mas na era digital em que estamos, com redes sociais e tantas formas de se comunicar, é imperdoável que ela não encontre uma maneira efetiva e eficaz de dar o feedback no processo seletivo.
É muito importante falar com todos os candidatos após um processo seletivo, pois isto demonstra, além de profissionalismo por parte da empresa, respeito aos candidatos.
Quando a empresa também explica o(s) motivo(s) pelo qual o candidato não foi selecionado, esta é uma oportunidade para que ele aprenda e não persista no mesmo erro e também saiba se tem chances em oportunidades futuras.
Talvez ele não se encaixe na vaga em questão, mas mostre-se receptivo para futuras seleções.
Além disso, quando recebe um retorno negativo, o candidato pode seguir em outras entrevistas de emprego.
Ninguém gosta de ser o portador de más notícias, mas lembre sempre que a falta de comunicação tem um efeito ainda pior.
Trata-se de um gesto de respeito com todos os candidatos que se prepararam para a entrevista, muitas vezes cheios de expectativas e sonhos, e despenderam de seu tempo para ir até a empresa.
Por isso, trate o feedback no processo seletivo como uma estratégia da sua empresa! Ele melhora a sua imagem perante o mercado e também entre os profissionais.