Você é um profissional que vive dizendo que não tem tempo? Você gostaria que o seu dia tivesse mais do que 24 horas? E, se tivesse, você conseguiria fazer tudo e executar todas as tarefas? No artigo de hoje, vamos falar sobre gestão do tempo.
A grande verdade é que o que nos falta é uma boa administração do nosso tempo. Afinal, você pode concluir aquele relatório se não precisar dar conta, simultaneamente, de todas as abas abertas no seu computador, não é mesmo?
É possível organizar sua rotina e cumprir com todas as tarefas. Basta uma dose de organização e planejamento e você verá que conseguirá lidar até mesmo com aquelas atividades que surgem inesperadamente.
Tempo é dinheiro! A máxima é bastante famosa e popular, mas você sabe que ela é absolutamente verdadeira?
Gerir o tempo é organizar e planejar como o seu tempo pode ser dividido entre as diversas atividades da sua rotina. A gestão do tempo diz respeito ao conhecimento da suas prioridades e obrigações.
1- Delegue tarefas: muitas pessoas têm enormes dificuldades em delegar tarefas. Mas saiba que, dessa forma, você terá mais tempo e os seus subordinados podem estar mais envolvidos com os processos, com mais responsabilidades.
2- Priorize o trabalho: priorize as tarefas que precisam ser finalizadas e que são mais importantes. Faça uma lista e atualize-a constantemente.
3- Comece pelo pior: é natural ficarmos procrastinando as tarefas mais complicadas ou menos prazerosas. Por isso, a dica é começar exatamente por elas, de preferência no início do dia, quando você está com mais energia.
4- Agende as tarefas: faça uma lista, seja em uma planilha, no celular ou em um papel. Anote tudo o que você precisa fazer de uma maneira fácil de visualizar. Vá marcando as finalizadas, pois, assim, você também terá a sensação de dever cumprido.
5- Comece cedo: uma tática utilizada por muitas pessoas de sucesso é começar o dia cedo. Isso pode deixá-lo mais calmo e com mais tempo para pensar, planejar e executar suas tarefas.
Muitas pessoas associam o fato de estar ocupado com a produtividade. No entanto, estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz. Você já passou um dia iniciando várias atividades e não concluindo nenhuma? Pois nesse dia você estava bastante ocupado, sem, contudo, ser produtivo.
Um dos grandes segredos é manter o foco. Hoje em dia é muito fácil nos distrairmos com a internet. Por mais que ela seja uma ferramenta de trabalho, ela precisa ser usada a seu favor e não como mais um obstáculo. Procure definir suas prioridades e executar uma tarefa de cada vez.
Use a tecnologia a seu favor! Use e abuse de programas e aplicativos para controlar suas tarefas.
Para aumentar a produtividade, é essencial ter um bom gerenciamento do tempo. Quando se tem organização é muito mais fácil ser produtivo.